Este site utiliza cookies para garantizar uma navegação ideal. Para obter mais informações, consulte nossa página de política de privacidade.

OK!
  1. Como escrever uma carta de motivação

Como escrever uma carta de motivação

Atualizado em:

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

 

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

 

Crie seu currículo profissional

editor de currículoNÃO
editor de currículoSIM

 

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

 

Atualmente, o mercado de trabalho atingiu níveis de saturação que há muito tempo não se via. Os trabalhadores são cada vez mais qualificados mas as vagas de emprego são cada vez menores. Daqui, segue a crescente importância das cartas de motivação e de como as escrever. Se não sabe como escrever uma carta de motivação, então sugiro que continue a ler este artigo porque o tempo que perder aqui, refletir-se-á no tempo que alguém gastará a avaliar o seu perfil no futuro. Não acredita? Então leia!

 

1. Por que você?

 

Não está sozinho nesta busca desenfreada pelo emprego. O seu currículo não está numa secretária solitariamente à espera que alguém o leia. Está acompanhado por dezenas, senão centenas, de outros currículos que podem muito bem ultrapassar o seu. Por isso, é importante que responda a esta pergunta: “Porque mereço ser contratado?”. Porque no final de contas, se não materializar a resposta em palavras, a pessoa, que ler a sua carta de motivação, não a conhecerá. Então, já acredita na importância de saber como escrever uma carta de motivação?

 

2. Elabore uma lista de virtudes

 

É importante que se conheça a si próprio. Elabore uma lista das suas virtudes e escolha aquelas que se apresentem como trunfos para o cargo a que está a concorrer. Lembre-se que ter boas capacidades de liderança, não serve de muito, quando não está a concorrer para cargos de chefia.

 

3. Demonstre ambição, mas com cautela

 

A maior parte das empresas procura pessoas ambiciosas, preferencialmente jovens, que possam canalizar essa sua vontade de progressão para o bem da empresa. Portanto, será melhor deixar os seus planos de “assalto à presidência da empresa” fora do papel, pois essa abordagem não faz parte de como escrever uma carta de motivação.

 

4. Seja direto

 

Lembre-se que não está a escrever um romance. Caso não esteja a concorrer para um trabalho literário, o empregador preferirá uma linguagem simples e objetiva. Acima de tudo, não utilize palavras cujo significado desconhece.

 

5. Evite erros ortográficos

 

Mais importante, do que saber como escrever uma carta de motivação, é saber como escrever. Erros ortográficos não são desculpáveis em pessoas com um diploma de ensino superior que, muito provavelmente, estão a concorrer para empregos que implicam a troca de correios eletrónicos com terceiros.

 

6. Demonstre interesse atual ou passado no ramo

 

Este é talvez o ponto fundamental na arte de como escrever uma carta de motivação. Ninguém é obrigado a ter experiência no ramo a que se vai candidatar, muito menos os estudantes que tenham terminado o curso recentemente. Mas, também, nenhuma empresa quer nenhuma candidatura de quem passou os últimos anos ausente da área de trabalho. Por isso, aqui vale tudo, desde o facto de ter tirado um curso na área, ter estado envolvido em atividades extracurriculares ou a ter um passatempo relacionado com a área em questão. Demonstre interesse no ramo e explique, de que forma poderá acrescentar sangue novo e valor à empresa.

 

7. Agora que já sabe como escrever uma carta de motivação. ESCREVA!

 

Respire fundo e comece a escrever. Lembre-se que as próximas linhas poderão ser decisivas no resto da sua vida. Agora, já não é uma questão de saber como escrever uma carta de motivação, a questão é saber se você será a pessoal ideal para o trabalho. Por isso, lembre-se que escrever uma boa carta de motivação passa, acima de tudo, pela sua capacidade de materializar em palavras, as suas capacidades inatas no desafiante mundo do trabalho. Boa sorte!

Avalie meu artigo: carta de motivacao
Média: 5 (1 votos)
Obrigado por votar!

Escrito por

Nosso time é especialista em carreira e criação de currículos

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Compartilhar