1. Como começar uma carta de apresentação: exemplos e dicas

Como começar uma carta de apresentação: exemplos e dicas

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Você encontrou a vaga que se encaixa no seu perfil profissional e atende aos seus objetivos. Sabe que quer demonstrar isso na sua candidatura, mas não tem certeza por onde começar?

Veja neste artigo como começar uma carta de apresentação que chama a atenção do recrutador. Confira diversos exemplos e estratégias sobre como iniciar uma carta de apresentação para a sua profissão e mostrar que você é o candidato ideal.

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de curriculum vitaeNÃO
exemplo de curriculum vitaeSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

Gostaria de ver exemplos de carta de apresentação pronta? Confira esses modelos:

Exemplo de como começar uma carta de apresentação

Bruna Fernandes Alves

Professora do Ensino Básico

bruna.alves@e-mail.com

+351 21 289 388 3320

linkedin.com/in/bruna-fernandes-alves

8 de agosto de 2023

Maria Cardoso Sousa

Coordenadora pedagógica

Escola Santo Adriano

Rua Dr. Paulo Quintela, 41

3030-043 Coimbra

Prezada Sra. Maria,

É com enorme gosto que me candidato à vaga de professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Santo Adriano. Sou licenciada em Educação Básica pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e tenho mais de quatro anos de experiência como professora do 1.º Ciclo.

Na escola onde trabalho atualmente, eu criei atividades lúdicas e pedagógicas para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Esse método de aprendizagem ativa contribuiu para o aumento do engajamento dos alunos e do seu nível de aprendizado em 15%. Acredito que eu poderia contribuir para a progressão dos alunos da Escola Santo Adriano com a implementação de novas técnicas pedagógicas.

Vamos explorar como começar a sua carta conforme esse modelo de carta de apresentação. Veja o passo a passo e exemplos com diferentes estratégias para chamar a atenção do recrutador.

Como começar uma carta de apresentação?

Para começar a sua carta de apresentação, prepare um cabeçalho com os seus dados e os dados do recrutador. Coloque esse cabeçalho no topo, e depois inicie a carta com uma saudação profissional, como “Prezado(a)”, seguida pelo nome do recrutador. No primeiro parágrafo, apresente-se ressaltando a sua experiência e diga qual é a vaga concorrida.

Veja a seguir como escrever cada parte do começo da sua carta de apresentação.

1. Coloque um cabeçalho no topo

Para uma carta de apresentação bem organizada, elabore um cabeçalho que deve ser situado acima do corpo da carta.

Informe no cabeçalho da sua carta de apresentação:

  • Os seus dados pessoais – nome completo e título profissional – e dados de contacto – email, telefone, LinkedIn, se tiver um;
  • A data de envio da carta;
  • Os dados do recrutador – nome completo e cargo – e os dados da empresa – nome e endereço completo.

Com todas essas informações, o remetente e o destinatário da sua carta de apresentação estarão impecáveis. 

É importante notar que a sua carta será fortalecida se você puder endereçá-la diretamente à pessoa responsável pela seleção. Para isso, veja se a vaga informa quem é o responsável ou pesquise quem é o gestor de recursos humanos da empresa.

Com o cabeçalho posicionado no topo, continue a ler e acompanhe o próximo passo para começar uma carta de apresentação.

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

2. Faça uma saudação profissional

Como em qualquer carta ou email profissional, inicie com uma saudação. O melhor é optar por “Prezado(a)” ou “Estimado(a)”, evitando “Bom dia” ou “Boa tarde”, pois você não sabe a que horas a pessoa lerá a sua carta.

Siga a saudação pelo nome do destinatário. Isso será uma vantagem para você, pois as pessoas reagem bem a um toque pessoal, que mostra a sua preocupação também.

Agora vamos para o início do corpo da sua carta de apresentação.

3. Escreva uma abertura atraente

Segundo a Associação Montepio, para se distinguir você deve impressionar o empregador com a sua carta de apresentação. Nesse sentido, mostre o que você tem a oferecer de único, ressalte o seu ponto forte ou a sua motivação pelo cargo, assim como na secção sobre mim para currículo.

Para escrever mantendo uma estrutura apropriada para carta de apresentação de emprego, informe no primeiro parágrafo:

  • Quem você é: diga a sua profissão, mencione a sua experiência ou formação;
  • Qual é a vaga concorrida.

Note que para começar a sua carta de apresentação vale a pena expressar o seu interesse pela vaga. Diferente de como fazer o seu currículo, na carta de apresentação você tem a oportunidade de ser mais pessoal e enfatizar o que realmente o motiva.

Veja a seguir diferentes exemplos sobre como começar uma carta de apresentação para emprego de forma a se destacar aos olhos do seu leitor.

Estratégias para começar uma carta de apresentação

Na sua abertura da carta de apresentação, você deve chamar a atenção do recrutador. Para isso, pode usar diferentes estratégias que funcionam como uma abertura forte.

Confira a seguir as principais estratégias sobre como começar uma carta de apresentação e veja qual serve para você. Use os exemplos para se inspirar.

Destaque a sua principal conquista

No exemplo de como começar a carta de apresentação para professor no início deste artigo, você viu como a candidata explicou a sua conquista no cargo atual. Ela aplicou um novo método de aprendizagem ativa que teve um impacto visível no desempenho dos alunos.

Essa é a estratégia de começar a carta de apresentação exibindo uma conquista profissional relevante. Você pode explorar o que você realizou de mais significativo nos seus estudos ou trabalhos.

Veja um exemplo de como começar uma carta de apresentação para estágio com a principal conquista do candidato:

Candidato-me à vaga de estágio em arquitetura que despertou o meu interesse por se alinhar perfeitamente à minha especialização no curso de arquitetura. Estou a cursar o último semestre do Mestrado Integrado em Arquitetura da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho.

Escolhi especializar-me em restauro de edifícios porque sempre apreciei estabelecimentos históricos e a preservação do nosso património. Durante o meu curso, ganhei o prémio de Jovem Cidadão da cidade de Guimarães, com o meu projeto de proposta de restauração de um edifício do centro histórico. Realizei o desenho e a renderização 3D do projeto, habilidades que eu gostaria de aplicar em benefício da sua empresa.

O candidato não apenas mostrou a sua principal conquista (ganhar um prémio na área), mas também explicou as competências desenvolvidas nessa conquista (desenho e renderização 3D) e colocou o foco em ajudar a empresa (aplicar essas competências em prol da companhia).

Diga que foi indicado por alguém

Se você foi indicado por alguém que trabalha na empresa, use isso ao seu favor para começar a carta de apresentação. Esse fator aumenta a sua credibilidade, então pode ser usado na abertura da sua carta de apresentação para empresa.

Confira um exemplo de como começar uma carta de apresentação para empresa colocando no início que você foi indicado:

Tomei conhecimento da vaga para Gestor de Marketing Digital pelo meu ex-colega de trabalho Daniel Costa, que me recomendou candidatar-me para a vaga. Nós desenvolvemos juntos uma estratégia digital na empresa Dativent que aumentou em 30% a visualização dos produtos e trouxe um retorno sobre o investimento de 7.

A estratégia para chamar a atenção nesse exemplo inicia com a recomendação e é fortalecida ainda com uma conquista profissional.

Mostre que você pesquisou sobre a empresa

Personalizar a sua carta de apresentação para a vaga desejada mostra o seu engajamento com a empresa. Esta é uma ótima forma de se destacar: procure nas ações e valores da empresa como você se encaixa e pode contribuir.

Para isso, você precisa pesquisar sobre a empresa. Em especial, veja a atuação da empresa que seja diretamente relacionada ao cargo concorrido. Pense nas suas competências e realizações que podem ser aproveitadas para ajudar nos objetivos da empresa.

Confira um exemplo de como começar uma carta de apresentação para vendedor comercial mostrando que você pesquisou sobre a empresa:

Ao ver a vaga para vendedor comercial no site da Vodafone, fiquei muito contente de ter a oportunidade de candidatar-me. Atuo como vendedor comercial há mais de 4 anos na área de telecomunicação, e sempre acompanhei com muita admiração a expansão da Vodafone no mercado nacional.

Gostaria de aplicar as minhas capacidades de comunicação, criação de empatia e negociação para aumentar as vendas da Vodafone. Tendo consciência das soluções de otimização da empresa para minimizar o impacto ambiental, posso argumentar com os clientes sobre um consumo mais eficiente.

O candidato expressa o seu compromisso com os valores da empresa e exemplifica uma ação da qual pode tomar parte. Demonstre que você conhece a empresa e será um membro ativo.

Expresse a sua paixão e motivação pelo cargo

Como mostra uma pesquisa da revista Current Psychology, empregados com paixão promovem um alto desempenho, são mais frequentes e têm menor tendência a deixar a empresa. Mostre que você é um desses empregados com paixão pela função, pois a empresa só irá se beneficiar com isso.

Analise o exemplo de como iniciar uma carta de apresentação para assistente de enfermagem ressaltando a paixão pelo trabalho:

É com enorme gosto que me candidato à vaga de assistente de enfermagem no Centro Hospitalar Lusitano. Cuidar dos outros sempre foi a minha paixão, por isso nos mais de 3 anos da minha atuação como auxiliar de enfermagem mantive uma taxa de satisfação de 95%. Graças às minhas capacidades de comunicação, escuta ativa e empatia, aplico técnicas de tratamento com o foco no bem-estar dos pacientes. Vejo que o meu método se alinha perfeitamente ao primeiro valor do centro hospitalar: colocação do doente no centro de todos os processos e decisões.

Você pode demonstrar a sua paixão e motivação junto com as suas habilidades pertinentes ao cargo. Note também que nesse começo de carta de apresentação o candidato mostrou conhecer os valores do hospital.

Destaque a sua competência mais relevante

Outra estratégia é focar no seu ponto forte, sempre que for relevante para a vaga de emprego. Por exemplo, se você estiver interessado num cargo para rececionista bilíngue, diga logo no início que você domina a língua estrangeira necessária para a função.

Veja o exemplo a seguir sobre como começar uma carta de apresentação para assistente administrativo com foco numa competência exigida pela vaga (contabilidade):

Foi com muito interesse que tomei conhecimento da oferta para a vaga de assistente administrativo na empresa Nexmar. Possuo mais de 4 anos de experiência como auxiliar administrativo no setor de ecommerce, onde me responsabilizo pelo apoio contabilístico ao Departamento Financeiro. Sou licenciado em Gestão pelo ISCAL, onde concluí o mestrado em Análise Financeira. Tendo conhecimento e prática do software de contabilidade Primavera, gostaria de apoiar o setor administrativo e financeiro da sua empresa.

Essa estratégia de explorar uma competência relevante para a vaga desejada serve para mostrar como o seu perfil profissional é ideal para o cargo. Note que o candidato explorou a sua experiência com a competência, assim como a formação académica.

Veja ainda como iniciar uma carta de apresentação em inglês para cargos e empresas internacionais.

Como começar uma carta de apresentação em inglês

Para se candidatar a vagas internacionais, você pode precisar de um currículo e de uma carta de apresentação em inglês. Na cover letter, a estrutura do início da sua carta será a mesma de um documento em português: cabeçalho no topo com os seus dados, os dados da empresa e a data, seguido por uma saudação. 

Veja a seguir um exemplo de como começar uma carta de apresentação em inglês.

Carla Oliveira Rodrigues

Flight Attendant

 

carla.rodrigues@e-mail.com

+351 21 215 997 3421

linkedin.com/in/carla-oliveira-rodrigues

August 8, 2023

Agnes Tracey

Hiring Manager

Loganair Scotland’s Airline

Lightyear Building, 9 Marchburn Drive

Paisley, United Kingdom

Dear Ms. Tracey,

I am writing to express my deep interest in the Flight Attendant position at Loganair. I possess more than five years of experience as a flight attendant in Portugal and abroad. I am fluent in English, Portuguese and French, which allows me to provide attentive customer service for the main routes assigned to this position.

Esse exemplo de como começar uma carta de apresentação em inglês foca nas competências relevantes para a vaga desejada. Na sua carta em inglês, você pode usar qualquer uma das estratégias para chamar a atenção exploradas neste artigo.

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler este guia sobre como começar uma carta de apresentação. Ficou alguma dúvida? Ou gostaria de compartilhar alguma dica? Escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma escritora de conselhos de carreira e especialista em currículos da LiveCareer. Nos seus artigos, ela se compromete a oferecer orientações para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Como comecar

Média:

Obrigado por votar!
5.00  (5 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: