1. Carta de recomendação: exemplo profissional e como pedir

Carta de recomendação: exemplo profissional e como pedir

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, ter uma carta de recomendação pode ser aquele diferencial para você ser notado e selecionado.

Está na dúvida de como preparar uma carta de recomendação ou como pedir a sua? Veja um exemplo de carta de recomendação profissional, um modelo pronto para usar e o que não pode faltar no seu documento.

Para além do básico, confira as dicas essenciais para pedir uma carta de recomendação, escrever um documento eficaz e ficar a um passo de conseguir a vaga desejada.

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de curriculum vitaeNÃO
exemplo de curriculum vitaeSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

Além de fortalecer a sua candidatura com uma carta de recomendação, prepare também uma carta de motivação. Veja exemplos de carta de apresentação para diversas áreas:

Exemplo de carta de recomendação profissional

Lisboa, 6 de junho de 2023

Mateus Sousa Lima

Gerente de vendas

Empresa Sellora

Caro Sr. Lima,

Recomendo a Sra. Ana Costa Martins para desempenhar qualquer atividade relacionada à área de vendas. 

Ana trabalhou sob a minha supervisão como vendedora na empresa Salbrix por 3 anos. Durante esse período, ela exerceu o seu cargo com eficácia e competência profissional. No seu primeiro trimestre, Ana superou as metas de vendas em 5%. O seu excelente desempenho manteve-se durante todo o período em que atuou como vendedora.

Gostaria de destacar ainda as competências de Ana na prospeção de novos clientes por telefone e a sua capacidade de comunicação e negociação. Ana se adapta facilmente a novas situações e desafios, tendo introduzido novos perfis de clientes para a empresa. Graças às responsabilidades desempenhadas por Ana, o nosso setor de vendas cresceu em 30% apenas no último ano.

Sendo assim, é com total segurança que recomendo Ana para a função de vendedora na sua empresa.

Atentamente,

João Carvalho Rodrigues

Responsável pelo setor de vendas

Empresa Salbrix

joao.rodrigues@email.com

+351 21 258 246 4009

Esse exemplo de carta de recomendação profissional para a área de vendas pode ser adaptado para profissionais de outras áreas.

Para mais dicas, leia o nosso guia: Carta de apresentação para vendedor.

Confira a seguir uma minuta de carta de recomendação com toda a informação necessária.

Modelo de carta de recomendação

[Cidade], [dia] de [mês] de [ano]

[Nome do destinatário]

[Cargo do destinatário]

[Nome da empresa que receberá a carta]

Caro Sr(a). [nome do destinatário],

Recomendo o/a Sr(a). [nome do profissional recomendado] para desempenhar qualquer atividade relacionada à área de [área de atuação do recomendado]

[Nome do recomendado] trabalhou sob a minha supervisão como [cargo exercido pelo recomendado] na empresa [nome da empresa de quem faz a recomendação] por [período de tempo que o recomendado trabalhou com quem recomenda]. Durante esse período, ele/ela exerceu o seu cargo com eficácia e competência profissional. [Exemplo de atuação exemplar exercida pelo profissional recomendado].

Gostaria de destacar ainda as competências de [nome do recomendado] em [principais competências do recomendado]. [Elaborar como o recomendado desempenhou as suas competências no cargo].

Sendo assim, é com total segurança que recomendo [nome do recomendado] para a função de [cargo desejado pelo recomendado] na sua empresa.

Atentamente,

[Nome de quem faz a recomendação]

[Cargo de quem faz a recomendação]

[Nome da empresa de quem faz a recomendação]

[email para contacto]

[telefone para contacto]

Fique à vontade para usar este modelo de carta de recomendação, preenchendo com os seus dados. Faça uma carta de recomendação profissional no Word para poder editá-la o quanto precisar.

Note que esta é uma minuta de carta de recomendação dirigida para uma empresa em especial. Por isso, no topo você tem a opção de colocar a empresa destinatária. Sempre que a carta de recomendação pessoal for realizada para uma vaga específica, não se esqueça de endereçá-la corretamente.

Porém, uma carta de recomendação profissional em Portugal é muitas vezes genérica, ou seja, para qualquer empresa ou instituição. Nesse caso, ela não será endereçada a ninguém em específico, podendo começar com “A quem possa interessar”.

Você também pode precisar de uma carta de apresentação para realçar as suas motivações. Para isso, leia: Modelo de carta de apresentação simples.

Continue a ler para ver as dicas essenciais ao preparar a sua carta de recomendação.

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

O que é uma carta de recomendação e para que serve?

A carta de recomendação é um documento usado para recomendar um profissional para uma vaga de emprego ou de estudo. Na carta de recomendação devem ser ressaltadas as qualificações e competências do candidato. O documento pode ser redigido por um supervisor, colega ou professor do candidato.

Um estudo revelou que enviar uma carta de recomendação aumenta em 60% a sua probabilidade de ser chamado para entrevista. Isso já é um forte motivo para você pedir uma carta de recomendação profissional.

Você pode usar a carta de recomendação pessoal para fortalecer a sua candidatura para uma vaga de emprego ou de estudos. Em alguns casos, a carta de recomendação pode ser exigida por uma instituição de ensino ou até mesmo por empresas, em geral na etapa final de uma seleção.

O que não pode faltar na sua carta de recomendação

Quer você esteja a escrever uma carta de recomendação académica ou para empresas, a organização da sua carta deve seguir as mesmas regras. Siga o exemplo de carta de recomendação apresentado.

Veja a estrutura de uma carta de recomendação:

  1. Cabeçalho com data e dados do destinatário (se a carta for dirigida para uma vaga específica);
  2. Saudação profissional: use “Caro”, “Estimado” ou “Prezado” e o nome do destinatário; caso seja uma carta de recomendação pessoal genérica, escreva apenas “A quem possa interessar”;
  3. Abertura com a apresentação do candidato recomendado: nome, cargo exercido e duração da experiência ou estudo;
  4. Corpo do texto com as qualificações, competências e experiências mais relevantes do candidato recomendado;
  5. Encerramento reforçando que recomenda o candidato para a vaga;
  6. Assinatura de quem faz a recomendação com os dados de contacto.

Para que a sua carta de recomendação chame a atenção, mencione as competências relevantes do candidato que impactaram o local de trabalho. Isso é essencial para o sucesso profissional, como explica a Fundação José Neves.

Para mais dicas, leia: Como fazer uma carta de recomendação.

Como pedir uma carta de recomendação

Para uma carta de recomendação profissional, peça a alguém com quem já trabalhou antes, de preferência o seu supervisor ou alguém que ocupe um cargo de liderança na empresa. Outra opção é pedir a um colega de trabalho, mas esta carta terá menos peso no mercado.

Saiba que você pode pedir uma carta de recomendação do último emprego num momento oportuno, sem ter que esperar por um processo seletivo que exija a carta. Considere pedir a carta de recomendação ao sair de um emprego ou concluir um curso.

Você pode pedir a sua carta de recomendação para emprego ao seu chefe ou ao responsável pelo departamento de RH. Para uma carta de recomendação académica, peça ao seu professor ou à coordenação do curso.

Dica importante: uma forma atual de fazer recomendações profissionais é por meio do LinkedIn. Você pode pedir aos seus colegas e superiores com quem trabalha ou trabalhou para fazer uma recomendação usando essa plataforma.

Como pedir uma carta de recomendação:

  1. Peça a alguém com quem tenha um bom relacionamento profissional ou académico: um professor ou o seu antigo gerente;
  2. Caso precise da carta de recomendação para um processo seletivo, esclareça as suas necessidades e um prazo razoável;
  3. Ofereça providenciar um modelo de carta de recomendação para o profissional que irá fazer a carta para você.

Caso você precise da carta de recomendação em inglês para uma vaga no exterior, proponha ainda traduzir a carta para facilitar o trabalho de quem vai escrevê-la.

Como formatar uma carta de recomendação

Assim como o seu curriculum vitae e os outros documentos que você apresenta na sua candidatura, tenha uma carta de recomendação bem organizada.

Dicas para formatar a sua carta de recomendação:

  • Coloque a data e o cabeçalho no topo;
  • Use uma fonte profissional em tamanho 11 ou 12;
  • Mantenha um visual profissional: simples, sem ser colorido e com espaços em branco;
  • Limite-se a uma página apenas;
  • Prepare a carta de recomendação no Word para poder editar o documento;
  • Identifique o autor da carta pelo nome, título profissional ou académico e inclua os seus dados de contacto;
  • Salve a carta de recomendação profissional em PDF, imprima, assine e carimbe.

Com todas as informações necessárias e o documento bem formatado, você está pronto para usar a sua carta de recomendação. Confira ainda como ela difere de uma carta de apresentação.

Carta de recomendação ou carta de apresentação?

Talvez você esteja a se perguntar qual é a diferença entre uma carta de recomendação e uma carta de apresentação. Veja a seguir:

  • A carta de recomendação é feita e assinada por quem trabalhou com o candidato, foi o seu supervisor ou professor, como documento que dá maior credibilidade ao candidato;
  • A carta de apresentação é escrita pelo próprio candidato, que mostra as suas qualificações e motivações para a vaga.

Ambas as cartas servem para fortalecer a sua candidatura. Use uma carta de apresentação pronta para demonstrar como você é o candidato ideal. Lembre-se de redigir bem as suas cartas para chamar a atenção dos recrutadores.

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler este artigo sobre carta de recomendação. Ficou alguma dúvida? Ou gostaria de compartilhar alguma dica? Escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma escritora de conselhos de carreira e especialista em currículos da LiveCareer. Nos seus artigos, ela se compromete a oferecer orientações para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Carta de recomendacao

Média:

Obrigado por votar!
5.00  (4 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: