1. Carta de apresentação para primeiro emprego: exemplos

Carta de apresentação para primeiro emprego: exemplos

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

O primeiro emprego é um momento marcante na vida de qualquer um, mas chegar nesta conquista não é fácil. A concorrência é forte. Então, é vital fazer todo o possível para ser notado. Isso inclui escrever uma carta de apresentação para primeiro emprego.

Confira abaixo exemplos de carta de apresentação para primeiro emprego que você pode usar para se inspirar e mudar com os seus dados. Veja também dicas simples de como fazer a sua carta para primeiro emprego.

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

Exemplo de carta de apresentação para primeiro empregoNÃO
Exemplo de carta de apresentação para primeiro empregoSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

Procura guias completos sobre como fazer a sua carta de apresentação e exemplos prontos para usar? Veja os artigos abaixo:

Exemplos de carta de apresentação para primeiro emprego

Veja abaixo exemplos de carta de apresentação pronta para primeiro emprego que você pode editar de acordo com as suas necessidades. Depois, acompanhe dicas profissionais de como escrever a sua carta para primeiro emprego.

1. Exemplo de carta de apresentação para primeiro emprego em enfermagem

Carla Bragança

Enfermeira

 

carla.braganca@email.pt

+351 21 229 442 6154

linkedin.com/in/carla-braganca

 

4 de agosto de 2023

José Lopez

Gestor de Recursos Humanos

Hospital Dom Pedro

Estimado Senhor Lopez,

Estou muito feliz em ver que o senhor está a contratar enfermeiras para o Hospital Dom Pedro. Graduei-me no mês passado no curso profissionalizante de enfermagem da Universidade do Porto. 

Concluí o curso com a maior nota da classe e desenvolvi competências cruciais para o exercício da enfermagem. Aprendi a lidar com pacientes, aplicar medicamentos, esterilizar material, fazer curativos e muito mais.

Eu adoraria ter a oportunidade de realizar o meu sonho de trabalhar na área da saúde para aplicar todo o conhecimento que aprendi no curso. Além disso, acredito que a minha desenvoltura natural com pessoas, ótima comunicação e jeito cuidadoso se provarão muito úteis para o seu hospital.

Gostaria de poder falar sobre o que aprendi e como posso contribuir para o seu hospital numa entrevista.

Cordialmente,

Carla Bragança

Enfermeira

Veja mais dicas sobre carta de apresentação para enfermeiro iniciante em: Carta de apresentação para assistente de enfermagem.

2. Exemplo de carta de apresentação para primeiro emprego de advogado

Lucas Amaral

Advogado Trabalhista

 

lucas.amaral@email.pt

+351 21 265 423 1748

linkedin.com/lucas-amaral

 

4 de agosto de 2023

Lídia dos Santos

Especialista em Recursos Humanos

Escritório de Advocacia Liwat

Estimada Sra. Lídia,

Encanta-me ver que o seu escritório de advocacia está a procurar um advogado trabalhista. Sou recém-formado em Direito pela Universidade de Lisboa, onde conquistei o segundo lugar no Concurso Cultural de Monografias Jurídicas para Juristas.

Eu adoraria utilizar o meu conhecimento adquirido durante a Licenciatura como o novo empregado do seu escritório. Além disso, acredito que o meu alemão fluente será valioso ao comunicar-nos com a filial de Berlim. 

Segue anexo o meu currículo. Estou disponível para uma entrevista presencial ou online.

Atenciosamente,

Lucas Amaral

Advogado Trabalhista

3. Exemplo de carta de apresentação para primeiro emprego de Jovem Aprendiz

Carla Almado

Jovem Aprendiz

 

carla.almado@email.pt

linkedin.com/carla-almado

+351 21 271 311 9323

 

4 de agosto de 2023

Carlos Aragão

Gestor de Recursos Humanos

Estimado Senhor Aragão,

Eu gostaria de me candidatar para vaga de Jovem Aprendiz na sua empresa. 

Busco aplicar os conhecimentos de liderança e trabalho em equipa que desenvolvi após um ano como técnico do time de futebol na minha escola secundária. Atualmente estou no 12.º ano do ramo de Línguas e Humanidades e venci a feira de ciências da escola no ano passado. 

Busco a oportunidade de continuar a desenvolver-me enquanto ajudo os meus colegas a atingirem o seu potencial, assim como fiz com os meus jogadores. Aguardo ansiosamente um contacto para uma entrevista.

Atenciosamente,

Carla Almado

Jovem Aprendiz

Conheça mais sobre como fazer uma carta de apresentação para jovens em: Carta de apresentação para programa de estágio.

Com esses modelos de carta de apresentação para primeiro emprego em mente, veja a seguir como preparar a sua.

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

O que escrever na carta de apresentação para primeiro emprego

Para saber o que colocar na sua carta para primeiro emprego, leia com atenção a descrição da vaga desejada. Foque nas suas competências e conquistas que mais se alinham com o cargo. Explique também as suas motivações e interesses pelo trabalho.

Normalmente, você deve escrever sobre a sua experiência profissional na sua carta de apresentação. Mas, isto é algo que você ainda não tem, então deve focar em outras cenas na sua carta. Veja abaixo o que escrever na carta de apresentação para primeiro emprego:

  • Formação académica;
  • Conquistas académicas;
  • Estágios;
  • Trabalhos voluntários;
  • Intercâmbios.

Qualquer coisa que lhe dê a oportunidade de desenvolver competências relevantes para o cargo deve aparecer na sua carta de apresentação para primeiro emprego. Agora que você sabe disso, o próximo tópico mostra como escrever a sua carta. 

Como fazer uma carta de apresentação para primeiro emprego

Se calhar você não é escritor, mas tudo bem. Não precisa ser um. Escrever uma carta de apresentação para primeiro emprego se trata apenas de redigir alguns parágrafos que convençam o recrutador a ler o seu currículo.

Veja como fazer uma carta de apresentação para primeiro emprego:

  • Informe os seus dados pessoais no cabeçalho (inclua LinkedIn e portefólio. De acordo com um estudo da CareerBuilder, 35% dos recrutadores são menos propensos a entrevistar quem não tem presença online);
  • Escreva os dados do recrutador abaixo;
  • Faça uma saudação profissional usando o nome do recrutador;
  • Use o primeiro parágrafo para informar a vaga desejada;
  • Explique no segundo as suas principais qualificações;
  • Argumente no terceiro como irá ajudar a empresa;
  • Inclua uma despedida cordial;
  • Coloque a sua assinatura com o título profissional;
  • Salve a carta em PDF.

Se seguir estas dicas, não há erros. Pode escrever uma carta convincente para encantar os recrutadores. É vital caprichar. Afinal, de acordo com um artigo da Science, 40% dos recrutadores levam este documento muito a sério.

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos


Espero tê-lo ajudado a fazer uma carta de apresentação para primeiro emprego. Deixe um comentário abaixo com qualquer dúvida e responderemos rapidamente!

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma escritora de conselhos de carreira e especialista em currículos da LiveCareer. Nos seus artigos, ela se compromete a oferecer orientações para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Primeiro emprego

Média:

Obrigado por votar!
5.00  (5 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: