1. Objetivo do currículo para primeiro emprego: o que colocar

Objetivo do currículo para primeiro emprego: o que colocar

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

A concorrência por uma vaga de emprego é alta e ainda mais quando você busca o seu primeiro emprego. É fácil perder a motivação, mas não se preocupe – vamos mostrar que é possível chamar a atenção com o seu currículo.

Tudo inicia com o objetivo do currículo para primeiro emprego. Essa secção logo no topo do seu CV precisa ser bem preparada.

Veja neste guia como escrever o seu objetivo e diversos exemplos prontos para você usar e personalizar.

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de CV com objetivo de currículo para primeiro empregoNÃO
exemplo de CV com objetivo de currículo para primeiro empregoSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

Escrever o objetivo do currículo é apenas uma das secções para fazer um bom currículo. Para ver guias completos sobre como escrever o CV e exemplos de currículos, confira os nossos artigos:

O que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego?

O objetivo do currículo é o texto inicial do seu curriculum vitae no qual você se apresenta brevemente. Em apenas 3 ou 4 frases simples, coloque a sua área de atuação, o seu ponto forte e o seu interesse na vaga.

Pesquisas apontam que os recrutadores examinam um currículo em apenas 5 ou 7 segundos para decidir se o candidato é apropriado para a vaga ou não.

Isso significa que você tem 6 segundos para passar uma boa impressão e convencer o recrutador a ler o seu currículo. Um bom objetivo profissional é essencial para chamar a atenção do recrutador.

Continue a ler para ver como preparar o objetivo do currículo para primeiro emprego e exemplos do que colocar.

Modelos de objetivo para currículo de primeiro emprego

No seu objetivo do currículo para primeiro emprego, coloque 3 frases que respondam às perguntas:

  • Quem é você?
  • Como você pode contribuir para o empregador?
  • Quais são os seus objetivos de carreira?

Ao escrever a descrição sobre mim para currículo, analise sempre o que é importante para a vaga desejada.

Veja 5 modelos de objetivo de currículo para primeiro emprego. Essas são frases genéricas de curriculum vitae para preencher e você deve adaptar cada uma para o seu caso.

  1. Formada em [área de estudos] pela universidade XYZ. Possuo conhecimento de [algo relevante para a vaga]. Focada em resultados, gostaria de contribuir para o sucesso da empresa XYZ com as minhas competências [exemplificar principais competências].
  1. [Profissão] dedicada recém-formada pela universidade XYZ. Tive a oportunidade de [conquista académica] durante os meus estudos. O meu objetivo é ajudar a empresa XYZ a [principal função do cargo].
  1. Consegui [conquista académica] durante os meus estudos na universidade XYZ. Atuei por um ano como estagiário da empresa XYZ, onde aumentei a produtividade da equipa. Gostaria de expandir os meus conhecimentos desenvolvidos no curso e no estágio para atingir resultados semelhantes na sua empresa.
  1. Formado em [área de estudos] pela universidade XYZ. Estagiei por um ano na empresa XYZ, ajudando [a sua principal conquista profissional]. Desenvolvi as competências [principais competências para a vaga] que busco aplicar na sua empresa.
  1. Profissional fluente em [atributos necessários para a vaga]. Desenvolvi a capacidade de [principal competência da vaga] ao trabalhar como voluntário na organização XYZ. Pretendo aplicar os meus conhecimentos na sua empresa para [objetivo da vaga de emprego]. 

Veja a seguir como escrever o objetivo de currículo para primeiro emprego com exemplos específicos. Lembre-se de manter o seu currículo simples.

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

12 exemplos de objetivo para colocar no currículo de primeiro emprego

Confira exemplos prontos para diferentes profissões de objetivo profissional para escrever no currículo sem experiência.

Objetivo de currículo para primeiro emprego em enfermagem

Técnico de enfermagem responsável formado no curso da UNINTER. Durante o curso, criei projetos práticos e soluções criativas em equipa, que foram aplicados com sucesso nos nossos estágios hospitalares. Gostaria de trazer a minha dedicação e criatividade no cuidado ao próximo para o Hospital Santo Agostinho.

 Confira mais exemplos em: Currículo para enfermeiro.

Objetivo de currículo para primeiro emprego em área administrativa

Fluente em inglês e em sistemas de organização de escritório. Desenvolvi técnicas de organização e gestão de tempo que otimizaram os serviços da organização Saúde Para Todos, onde trabalhei como voluntária. Busco aplicar as minhas competências organizacionais no Escritório de Advocacia Pristine.

Para mais dicas, leia: Currículo de administrador de escritório.

Objetivo de currículo para primeiro emprego em fisioterapia

Fisioterapeuta flexível licenciado pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Estagiei por um ano como auxiliar de fisioterapia e tive a oportunidade de desenvolver exercícios terapêuticos personalizados. O meu objetivo é contribuir para o excelente serviço da Clínica Vitaz com técnicas avançadas de fisioterapia.

Gostaria de ver mais exemplos? Leia Currículo para fisioterapeuta

Objetivo de currículo para primeiro emprego em loja

Excelente negociadora com inclinação para a área de vendas. Sempre gostei de me comunicar com as pessoas e atuei como freelancer de venda de cosméticos em sala de atendimento de estéticas. Procuro ajudar a loja Ethos com a minha facilidade de comunicação e adaptabilidade a novas situações e desafios.

Objetivo de currículo para primeiro emprego em estética

Esteticista detalhista com formação profissional certificada em Estética de Corpo e Rosto pela CEN. Durante o meu curso apliquei técnicas e tratamentos com vista à beleza e bem-estar das pessoas. Sempre atenta às tendências do mercado, gostaria de contribuir para os novos tratamentos e métodos da Clínica Embrace.

Objetivo de currículo para primeiro emprego em odontologia

Médica dentista responsável com formação especializada em cirurgia oral pela Universidade do Porto. Concluí o meu curso com média acima de 18 valores. Realizei diversas extrações de dentes e cirurgias periodontais com sucesso. Busco aplicar os meus conhecimentos e habilidades de cirurgia na Clínica Dente Feliz.

Veja mais exemplos e dicas em: Currículo para médico dentista.

Objetivo de currículo para primeiro emprego como professor

Licenciado em História pela Universidade de Coimbra. Fiz estágios como auxiliar de professor de História em escolas públicas de Coimbra. Substituí o professor em cinco ocasiões e desenvolvi um sistema de auxílio aos alunos após as aulas. Gostaria de desenvolver as minhas competências pedagógicas com os alunos da Escola Luiz Verde.

Para mais dicas, leia: Modelo de currículo para professor.

Objetivo de currículo para primeiro emprego como vendedor

Capacitado em técnicas de negociação e retenção de clientes. Trabalhei para 10 clientes online divulgando os seus produtos em redes sociais e fechando as vendas com sucesso. Desejo atuar na área de vendas com prospeção e fidelização de clientes para a empresa Gondola.

Para mais dicas, leia: Exemplo de currículo para vendedor.

Objetivo de currículo para primeiro emprego como mecânico

Mecânico dedicado com formação em serviço técnico para automóveis pelo CEPRA. Tenho experiência em substituição e reparação de peças, sempre efetuados com muito zelo. Busco desenvolver os meus conhecimentos de diagnóstico e reparação para ajudar a equipa da oficina Coda.

Objetivo de currículo para primeiro emprego como motorista

Motorista de pesados capacitado para o transporte de cargas. Devido à minha aptidão e presteza, sempre atuei como motorista da família e dos amigos de forma profissional. Adquiri a carta de condução na categoria C e gostaria de usar as minhas excelentes competências de transporte para o supermercado Jucio.

Objetivo de currículo para primeiro emprego como farmacêutico

Farmacêutica capacitada formada pelo curso de Técnico Auxiliar de Farmácia da Escola Profissional de Gaia. Com interesse em farmácia comunitária, desenvolvi um projeto de conscientização da saúde no meu bairro, aclamado pelo prefeito. O meu objetivo é contribuir para o excelente serviço de atendimento ao cidadão da Farmácia Vida Saudável.

Objetivo de currículo para primeiro emprego como recepcionista

Recepcionista cordial com conhecimento avançado de informática. Trabalhei por um ano como voluntária na organização Artesol, onde desenvolvi um sistema de organização dos arquivos que diminuiu o tempo de espera dos clientes em 20%. Busco garantir o melhor tratamento dos clientes na sua empresa.

Veja mais dicas em: Modelo de currículo para recepcionista.

5 dicas de como colocar objetivo no currículo de primeiro emprego

Agora você já viu modelos de frases para objetivo de currículo sem experiência e também diversos exemplos prontos. Conheça também as dicas essenciais para garantir um objetivo que chama atenção.

1. Seja sincero

Nunca minta no seu currículo. Segundo pesquisa da DuPage County, os recrutadores frequentemente pegam as mentiras em currículos e logo desqualificam o candidato. É um risco desnecessário que você não deve tomar de modo algum. Escreva uma boa apresentação para o objetivo com sinceridade.

2. Mostre a sua originalidade

Destaque-se em meio a tantos candidatos com o seu diferencial. Em vez de usar clichés e escrever frases prontas que todo mundo poderia usar, diga algo pessoal, que só você realizou. Foque numa competência que você domina, mencione a sua principal conquista académica ou profissional de modo específico e único.

3. Vá direto ao ponto

Evite dar informações irrelevantes para a vaga. O seu currículo deve ser preparado tendo em vista determinada vaga de emprego. Por isso, não coloque informações que não agregam valor.

4. Diga a sua área de atuação

Não seja genérico nem demore para informar o que mais importa: qual é a sua profissão, qual carreira você quer seguir. De preferência, escreva a sua área de atuação logo na primeira frase e deixe claro que tipo de profissional você é.

5. Escreva o objetivo por último

O melhor jeito de saber quais são os seus pontos fortes para destacar no objetivo de currículo é analisando tudo o que você escreveu no CV. Volte nas suas secções de educação, experiência e competências e selecione o que for mais notável e relevante para a vaga.

6. Releia e corrija

Quando terminar, lembre-se de reler o que você escreveu para ter certeza de que está claro e sem nenhum errinho. Faça quaisquer correções necessárias, apague repetições e garanta um bom CV em português. Peça para um amigo ler e dar a opinião também.

O que chama mais a atenção dos recrutadores?

Segundo a organização General Intelligences, uma maneira de chamar a atenção do recrutador é justamente com o objetivo do currículo, colocado no topo. Esse objetivo deve ser curto e apresentar uma proposta de valor exclusiva.

As frases do objetivo do currículo para primeiro emprego devem ser bem colocadas e simples de entender. Informe quem você é, a sua condição profissional atual e como você poderá ajudar o empregador, tudo visando mostrar que você é o candidato ideal para a vaga.

Faça isso de forma clara, objetiva e, ao mesmo tempo, com informações fortes e precisas que causem um impacto positivo no recrutador. O seu currículo é de um profissional sem experiência, então mostre que você possui as competências e conhecimentos necessários.

Resumindo: como fazer um bom objetivo de currículo para primeiro emprego

Vimos diversos exemplos e estratégias de como escrever o objetivo para colocar no currículo de primeiro emprego. Todos eles seguem as dicas abaixo: 

  • Diga a sua área de atuação ou a profissão;
  • Mencione os seus pontos principais: uma competência indispensável, uma experiência principal e a sua conquista académica ou profissional;
  • Finalize com o benefício para o empregador – como você pode ajudar a empresa;
  • Faça o seu objetivo sempre de forma personalizada para a vaga desejada;
  • Escreva frases curtas e objetivas;
  • Coloque apenas as informações necessárias, examinando o que é relevante para a vaga.

Pronto, agora você tem as ferramentas necessárias para escrever o seu objetivo e ser notado.

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler até o fim este artigo sobre o objetivo do currículo para primeiro emprego. Ficou alguma dúvida? Ou gostaria de compartilhar alguma dica? Escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma escritora de conselhos de carreira e especialista em currículos da LiveCareer. Nos seus artigos, ela se compromete a oferecer orientações para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Objetivo curriculo primeiro emprego

Média:

Obrigado por votar!
5.00  (2 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: