1. Carta de apresentação para faculdade pronta: exemplo

Carta de apresentação para faculdade pronta: exemplo

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Este é um momento de mudanças e escolhas na sua vida, e cada passo é importante. Você sabe o que gostaria de estudar e onde, veja neste artigo como preparar a sua carta de apresentação para faculdade.

Aprenda o passo a passo para escrever o seu documento e use uma carta de apresentação para faculdade pronta para preparar a sua. Com exemplos e um modelo de referência, fazer a sua carta de apresentação será fácil.

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de currículo para faculdadeNÃO
exemplo de currículo para faculdadeSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

Procura outro exemplo de carta de apresentação? Veja esses modelos:

Carta de apresentação para faculdade pronta: exemplo

Sofia Carvalho Fernandes

Candidata à Licenciatura em Engenharia Mecânica

 

sofia.fernandes@e-mail.com

+351 21 292 365 3785

linkedin.com/in/sofia-carvalho-fernandes

 

28 de julho de 2023

Diogo Silva Alves

Gestor de Recursos Humanos

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Rua Dr. Roberto Frias, 90

4200-465 Porto

Prezado Sr. Diogo,

É com enorme gosto que apresento a minha intenção de ingressar no curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica da Universidade do Porto. Concluí o meu ensino secundário no ramo científico-humanístico e gostaria de seguir a minha vocação como engenheira.

Durante o ensino secundário, eu participei do Concurso Jovem Cientista criado pela minha escola, para o qual desenvolvi um modelo de automóvel inovador. Eu liderei um grupo de estudantes ao longo de todas as etapas do projeto: desenho técnico, modelagem em 3D e prototipagem. O projeto foi altamente conceituado e ganhamos o primeiro lugar no Concurso Jovem Cientista.

Sempre fui apaixonada pelo mundo da engenharia mecânica, o que me levou ao autoaprendizado das competências de desenho técnico e realização de protótipos. Eu também aprendi sozinha a usar o software CAD para fazer modelagens em 3D. Acredito que aproveitarei bastante o curso de Engenharia Mecânica para aprender sobre teorias e práticas, assim como poderei contribuir para o desenvolvimento científico e académico do curso.

Agradeço toda a atenção dispensada e aguardo, com entusiasmo, a oportunidade de uma entrevista para discutir mais a minha futura participação e aproveitamento do curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Porto.

Atentamente,

Sofia Carvalho Fernandes

Candidata à Licenciatura em Engenharia Mecânica

Modelo de carta de apresentação para faculdade

Use o modelo de carta de apresentação para faculdade a seguir como ajuda para iniciar a escrever a sua carta.

[O seu nome completo]

Candidato(a) à [grau de estudo] em [nome do curso]

 

[E-mail]

[Telefone]

[LinkedIn]

 

[Data]

[Nome do destinatário]

[Cargo do destinatário]

[Nome da faculdade]

[Endereço completo da faculdade]

Prezado(a) Sr(a). [nome do destinatário],

É com enorme gosto que apresento a minha intenção de ingressar no curso de [grau de estudo] em [nome do curso] da [nome da faculdade ou universidade]. Concluí [diga o grau de estudo que completou ou a experiência profissional mais relevante para o curso] e gostaria de seguir a minha vocação como [a sua profissão ou futura profissão].

Durante [o seu estudo anterior ou experiência profissional relevante], eu realizei [a sua principal conquista]. Eu desenvolvi as minhas competências de [as principais competências requeridas para o curso e como você as adquiriu].

Sempre fui apaixonado(a) por [a sua área de estudos], o que me levou a [projetos pessoais desenvolvidos ou conhecimento que possui na área]. Acredito que aproveitarei bastante o curso de [nome do curso] para aprender [o que você mais deseja aprender no curso], assim como poderei contribuir para o desenvolvimento científico e académico do curso.

Agradeço toda a atenção dispensada e aguardo, com entusiasmo, a oportunidade de uma entrevista para discutir mais a minha futura participação e aproveitamento do curso de [nome do curso] da [nome da faculdade ou universidade].

Atentamente,

[O seu nome completo]

Candidato(a) à [grau de estudo] em [nome do curso]

Esse modelo de carta de apresentação para faculdade serve como inspiração para começar a sua carta de apresentação. Fique à vontade para modificar qualquer frase de forma a personalizar conforme a sua vivência e os seus interesses. 

Lembre-se de salvar a sua carta de apresentação para faculdade em PDF antes de enviar.

Após ver o exemplo de carta apresentação pronta para faculdade, acompanhe com detalhes como preparar uma carta que chama a atenção.

O que é carta de apresentação para faculdade?

Como parte do processo seletivo para ingressar em diversas faculdades, você deve preparar uma carta de apresentação pessoal. Esse documento é usado para avaliar a sua motivação para o curso por meio das suas competências e objetivos.

Também conhecida como carta de intenção ou carta motivacional, você pode precisar preparar essa declaração pessoal para ingressar num curso de graduação ou pós-graduação. 

Outro uso comum da carta de apresentação académica é para concorrer a uma bolsa de estudos. Além disso, um estudante universitário muitas vezes precisa de uma carta de apresentação para estágio, uma carta de apresentação para primeiro emprego e uma carta de recomendação.

Um estudo de Ana Paula Cabral e José Tavares demonstrou a relação entre a competência de escrita e o sucesso académico. Tenha em mente preparar uma carta de apresentação que mostre a sua competência de escrita: você também será avaliado no seu nível de comunicação escrita.

Siga o nosso guia com sugestões e dicas essenciais para você escrever uma boa carta de apresentação para a faculdade. Veja também o passo a passo com exemplos de carta de motivação para candidatura a licenciatura.

Como fazer carta de apresentação para faculdade

Veja o que escrever na sua carta de apresentação para faculdade:

  1. Faça um cabeçalho com as suas informações e os dados do recrutador;
  2. Comece a carta com uma saudação profissional;
  3. Informe no primeiro parágrafo: o curso desejado, quem você é e o seu interesse;
  4. Desenvolva o seu perfil académico no corpo da carta;
  5. Mencione a sua principal conquista relevante para a área de estudos;
  6. Encerre com um agradecimento e colocando-se à disposição para uma conversa;
  7. Coloque uma despedida profissionalassinae com o seu nome e o curso que pretende cursar.

Continue a ler para aprender em detalhes como fazer a carta de apresentação académica.

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

1. Prepare um cabeçalho com as informações necessárias

O primeiro passo para escrever a sua carta de motivação para universidade é colocar um cabeçalho que faça desse documento uma carta. Isso significa inserir os dados do remetente (você, o candidato para a faculdade) e do destinatário (o gestor do setor de admissão da faculdade).

Insira o cabeçalho no topo da sua carta de intenção para faculdade e informe:

  • Os seus dados: nome, o curso no qual deseja ingressar, email, telefone e perfil no LinkedIn, se tiver;
  • Os dados do profissional responsável pelo setor de admissão da faculdade: nome, cargo, nome da universidade e endereço.

Coloque também a data de envio da carta. Uma vez o cabeçalho pronto, siga para o seu texto de apresentação.

2. Como começar uma carta de apresentação para faculdade

Conforme explica a Universidade PUC Goiás, saber prender a atenção do leitor logo no início do seu texto é essencial para o seu sucesso no processo seletivo.

Antes de ver como você pode chamar a atenção do recrutador, lembre-se de começar a sua carta de apresentação para faculdade com uma saudação profissional. Use, por exemplo, “Estimado(a)” ou “Prezado(a)” e pesquise qual é o nome do gestor de recursos humanos da universidade. O ideal é saudar o seu destinatário pelo nome.

O que colocar no primeiro parágrafo da carta de apresentação para faculdade?

  • Diga qual é o curso que você deseja cursar;
  • Apresente-se de forma breve;
  • Exprima o seu interesse no curso.

Caso você esteja a concorrer a uma bolsa de estudos, mencione também no primeiro parágrafo a sua intenção de ocupar uma vaga com bolsa de estudos.

Confira como começar o seu documento conforme a carta de apresentação para faculdade pronta deste artigo.

Exemplo de primeiro parágrafo da carta de motivação para faculdade

É com enorme gosto que apresento a minha intenção de ingressar no curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica da Universidade do Porto. Concluí o meu ensino secundário no ramo científico-humanístico e gostaria de seguir a minha vocação como engenheira.

Acompanhe como expor a sua motivação e o seu trajeto académico no corpo da carta de apresentação para ingressar na faculdade.

3. Desenvolva a sua carta de apresentação para faculdade com os seus pontos fortes

Foque a sua apresentação apenas no que diferencia você dos outros candidatos. Pense em respostas para as seguintes questões:

  • Por que eu quero fazer esse curso?
  • O que realizei até o momento que pode ser relevante para os meus estudos futuros?
  • Quais são os meus objetivos de formação académica?

Apresente-se mostrando a sua paixão pelo curso concorrido. Dê exemplos concretos de projetos que você desenvolveu relacionados com o curso e de competências adquiridas que são importantes para a área. 

Assim como na secção sobre mim para currículo, pense na sua principal conquista, do que você se orgulha que vale a pena ser mencionado. No corpo da carta de apresentação para faculdade pronta deste guia, o exemplo de conquista foi ganhar um concurso da escola.

Exemplo de corpo da carta de apresentação para faculdade

Durante o ensino secundário, eu participei do Concurso Jovem Cientista criado pela minha escola, para o qual desenvolvi um modelo de automóvel inovador. Eu liderei um grupo de estudantes ao longo de todas as etapas do projeto: desenho técnico, modelagem em 3D e prototipagem. O projeto foi altamente conceituado e ganhamos o primeiro lugar no Concurso Jovem Cientista.

Sempre fui apaixonada pelo mundo da engenharia mecânica, o que me levou ao autoaprendizado das competências de desenho técnico e realização de protótipos. Eu também aprendi sozinha a usar o software CAD para fazer modelagens em 3D. Acredito que aproveitarei bastante o curso de Engenharia Mecânica para aprender sobre teorias e práticas, assim como poderei contribuir para o desenvolvimento científico e académico do curso.

Assim como nesse exemplo de carta de apresentação para faculdade, você também pode mencionar como pretende aproveitar o curso. Caso esteja a preparar uma carta de motivação para a pós-graduação, explique como desenvolverá o tema da sua dissertação.

Essa é a parte principal da sua carta de apresentação para entrar na faculdade, mas não pode faltar um encerramento adequado.

4. Encerre a carta de apresentação académica de forma profissional

No último parágrafo da sua carta de motivação para universidade, você pode agradecer pela atenção dispensada e colocar-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

Caso o processo seletivo inclua uma entrevista, faça uma promessa de fornecer mais informações durante a conversa. Um detalhe importante é colocar o benefício que você traria para o curso, em vez de apenas como você pode tirar proveito do curso.

Exemplo de como finalizar a carta de apresentação para faculdade

Agradeço toda a atenção dispensada e aguardo, com entusiasmo, a oportunidade de uma entrevista para discutir mais a minha futura participação e aproveitamento do curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Porto.

Lembre-se de fazer uma despedida profissional – por exemplo, “Cordialmente”, “Atentamente” ou “Cumprimentos” – e assine com o seu nome e o curso concorrido.

Esse é o último passo para preparar a sua carta. Agora falta só ver como deixar a sua carta de apresentação pronta para faculdade bem formatada.

Formate a sua carta de motivação para universidade corretamente

Um documento bem formatado serve de comprovação da sua competência de organização. Mostre que você é o candidato ideal para o curso com uma carta limpa e bem organizada.

Como formatar a sua carta de apresentação para faculdade:

  • Use o mesmo formato do seu modelo de currículo europeu;
  • Coloque o cabeçalho no topo e separe as suas informações e os dados do destinatário com uma linha em branco;
  • Escolha uma fonte profissional, como Arial, Times New Roman ou Verdana;
  • Opte pelo tamanho 11, margens de 2,5 e espaçamento entre linhas de 1,5;
  • Limite-se a apenas uma página;
  • Prepare o documento em Word, mas salve para enviar a sua carta de apresentação para faculdade em PDF.

Se você for enviar o currículo por email, encaminhe a carta de apresentação junto. Caso a faculdade dê instruções específicas sobre como formatar a sua carta de motivação, siga as recomendações com atenção.

Está na hora de criar a sua carta e ficar mais perto do curso que deseja.

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler até o fim este artigo sobre carta de apresentação para faculdade. Ficou alguma dúvida? Ou gostaria de compartilhar alguma dica? Escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma escritora de conselhos de carreira e especialista em currículos da LiveCareer. Nos seus artigos, ela se compromete a oferecer orientações para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Faculdade

Média:

Obrigado por votar!
5.00  (13 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: