Este site utiliza cookies para garantizar uma navegação ideal. Para obter mais informações, consulte nossa página de política de privacidade.

OK!
  1. O que dizer sobre mim no currículo: exemplos + o que colocar

O que dizer sobre mim no currículo: exemplos + o que colocar

Atualizado em:

Tens muito a dizer sobre si, mas na hora de resumir isso tudo no currículo, se calhar não consegues escrever uma palavra. Isso é normal. Então, este guia ajuda-te a responder uma pergunta: o que dizer sobre mim no currículo?

 

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

 

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

 

Crie seu currículo profissional

editor de currículoNÃO
editor de currículoSIM

 

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

 

5 Exemplos do que escrever sobre mim no currículo

 

A melhor forma de falar sobre si no currículo é com um pequeno texto no cabeçalho do documento. Podes ver abaixo uma série de exemplos do que dizer sobre si no curriculum vitae. Copia aquele de que mais gostas e adapta-o à tua realidade.

 

Mas, se calhar estás com uma dúvida. Deves escrever uma síntese profissional ou um objectivo? O objectivo profissional é recomendado para profissionais com pouca experiência e foca nas tuas aspirações, enquanto a síntese profissional é um resumo da tua carreira.

 

Texto “sobre mim” no currículo de publicitário

 

Publicitário versátil com 10 anos de experiência. Trabalho com os clientes internacionais da Agência Pórtico, onde colaboro com redatores e diretores de arte para planear e executar campanhas. No ano passado, eu reduzi em 30% o tempo de produção das peças e aumentei em 20% o ROI dos clientes. Agora, quero otimizar processos na sua empresa para trazer resultados ainda mais expressivos.

 

Texto “sobre mim” no currículo de programador

 

Programadora criativa com 3 anos no mercado. Já trabalhei com Java, Python e C#, programando jogos educativos na Educa Studios. Sempre escrevendo código otimizado, consegui reduzir os bugs em 31%. Na sua empresa, buscarei oportunidades semelhantes para otimizar o seus códigos.

 

Texto “sobre mim” no currículo de jornalista

 

Jornalista online com 5 anos de experiência. Aumentei em 30% o tráfego do Jornal da Cidade, usando os meus conhecimentos de estratégia de SEO. Especializado em coberturas culturais, quero aumentar o tráfego da sua redação de cultura em 25%, no mínimo.

 

Texto “sobre mim” no currículo de professora

 

Professor de espanhol carismático com 8 anos em sala de aula. Já lecionei em diversos países incluindo França e Alemanha. Em 2019, recebi uma bolsa para ensinar português no Canadá por um semestre. Estas experiências internacionais foram fundamentais para o meu desenvolvimento cultural e pretendo passar um pouco disso para os alunos do Colégio São Paulo.

 

Texto “sobre mim” no currículo de recepcionista

 

Recepcionista bilíngue com 3 anos de experiência. Graduada em Alemão, trabalhei na Agência Lupa, recepcionando os clientes alemães da empresa. No ano passado, recebi um bônus, pois a minha proficiência em informática me permitiu simplificar processos e aumentar a minha produtividade em 30% em relação aos anos anteriores. Busco a oportunidade de conseguir resultados ainda melhores na sua empresa.

 

Agora que vistes alguns exemplos, se calhar queres criar um texto só teu, personalizado para o teu currículo. A secção abaixo mostra-te dicas de como escrever um texto sobre si no curriculum vitae profissional.

 

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

 

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

 

O que colocar no texto sobre mim no currículo

 

É mais fácil falar do que fazer. Descrever-te é algo que parece ser simples, mas é necessário tomar cuidado. Tens que chamar a atenção dos recrutadores em apenas algumas linhas de texto. Para fazeres isso, vê as dicas abaixo:

 

  1. Coloque na primeira frase: nome da sua profissão + um adjetivo + anos de experiência;
  2. Mencione na segunda a sua experiência profissional mais impressionante;
  3. Compartilhe a sua principal conquista profissional na terceira;
  4. Compartilhe como você pretende beneficiar o empregador na quarta.

 

Estas instruções dão-te uma boa base, mas é importante perceber que podes alterar a ordem destes factores. Por exemplo, mesmo que trabalhes em uma grande empresa, se tens uma conquista muito impressionante, podes por isso na frente. 

 

Da mesma forma, se és estudante ou tens pouca experiência, podes mencionar a tua formação acadêmica neste texto sobre si. É importante que faça isso. Afinal, de acordo com números da Base de Dados Portugal Contemporâneo, cerca de 20 mil jovens graduaram-se em 2020.

Dica valiosa: evite destacar conhecimentos de inglês como diferencial. Não é. Portugal é o sétimo país com o melhor índice de inglês no mundo, de acordo com um estudo de 2021 da Education First.

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

 

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

 


Obrigado por ler o artigo até o final! Esperamos ter ajudado. Se ainda tens alguma dúvida, deixa um comentário abaixo. A equipa da LiveCareer está cá para ajudar-te!

Avalie meu artigo: sobre mim
Média: 0 (0 votos)
Obrigado por votar!

Escrito por

Nosso time é especialista em carreira e criação de currículos

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Compartilhar