1. O que escrever sobre mim no currículo: descrição e exemplos

O que escrever sobre mim no currículo: descrição e exemplos

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Resumir tudo o que tem a dizer sobre si no currículo não é fácil. É preciso saber o que destacar na secção "sobre mim" do currículo. Coloque apenas informações relacionadas à vaga para a qual está se candidatando.

Este artigo lhe explicará como responder uma pergunta comum entre os candidatos: o que dizer sobre mim no currículo?

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

editor de currículoNÃO
editor de currículoSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

Os artigos abaixo também servem para ajudá-lo a preencher a secção "sobre mim" do currículo:

O que escrever sobre mim no currículo: 6 exemplos prontos

A melhor forma de falar sobre si no currículo é com um pequeno texto no cabeçalho do documento. Veja abaixo uma série de exemplos do que dizer sobre mim no curriculum vitae. Use aquele de que mais gostar e adapte-o à sua realidade.

Mas, se calhar, você está com uma dúvida. Deve escrever uma síntese profissional ou um objetivo? O objetivo profissional é recomendado para profissionais com pouca experiência ou sem experiência no currículo, que devem focar nas suas aspirações, enquanto a síntese profissional é um resumo da sua carreira.

Veja a seguir o que escrever sobre mim no currículo em exemplos para diversas áreas de atuação.

Texto “sobre mim” no currículo de publicitário

Publicitário versátil com 10 anos de experiência. Trabalho com os clientes internacionais da Agência Pórtico, onde colaboro com redatores e diretores de arte para planear e executar campanhas. No ano passado, eu reduzi em 30% o tempo de produção das peças e aumentei em 20% o ROI dos clientes. Agora, quero otimizar processos na sua empresa para trazer resultados ainda mais expressivos.

Texto “sobre mim” no currículo de programador

Programadora criativa com 3 anos no mercado. Já trabalhei com Java, Python e C#, programando jogos educativos na Educa Studios. Sempre escrevendo código otimizado, consegui reduzir os bugs em 31%. Na sua empresa, buscarei oportunidades semelhantes para otimizar os seus códigos.

Para mais exemplos e dicas, confira o artigo: Exemplo de currículo de programador.

Texto “sobre mim” no currículo de jornalista

Jornalista online com 5 anos de experiência. Aumentei em 30% o tráfego do Jornal da Cidade, usando os meus conhecimentos de estratégia de SEO. Especializado em coberturas culturais, quero aumentar o tráfego da sua redação de cultura em 25%, no mínimo.

Conheça mais exemplos relacionados no artigo: Exemplo de currículo de copywriter.

Texto “sobre mim” no currículo de professor

Professor de espanhol carismático com 8 anos de experiência em sala de aula. Já lecionei em diversos países, incluindo França e Alemanha. Em 2019, recebi uma bolsa para ensinar português no Canadá por um semestre. Estas experiências internacionais foram fundamentais para o meu desenvolvimento cultural e pretendo passar um pouco disso para os alunos do Colégio São Paulo.

Veja mais exemplos e dicas no artigo: Modelo de currículo para professor.

Texto “sobre mim” no currículo de rececionista

Rececionista bilíngue com 3 anos de experiência. Graduada em alemão, trabalhei na Agência Lupa, rececionando os clientes alemães da empresa. No ano passado, recebi um bónus, pois a minha proficiência em informática permitiu-me simplificar processos e aumentar a minha produtividade em 30% em relação aos anos anteriores. Busco a oportunidade de conseguir resultados ainda melhores na sua empresa.

Para mais exemplos e dicas sobre essa profissão, leia: Exemplo de currículo para rececionista.

Texto “sobre mim” no currículo de empregada

Empregada de limpeza dedicada com mais de 3 anos de experiência limpando e cozinhando em casas de famílias. Obtive boas recomendações e sigo as preferências de cada família, sugerindo métodos de higienização e organização da casa conforme solicitado. Eu adapto-me à rotina da família e posso oferecer as minhas habilidades de culinária também. Busco executar as minhas tarefas com excelência para garantir um lar limpo e organizado para a sua família.

Confira mais dicas no artigo: Exemplo de currículo de empregada de limpeza.

Agora que viu alguns exemplos, se calhar quer criar um texto só seu, personalizado para fazer o seu currículo. A secção abaixo mostra dicas de como escrever um texto sobre si no curriculum vitae profissional.

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

O que colocar sobre mim no currículo

Na descrição sobre mim no currículo pronto deve constar a sua profissão, a sua experiência principal e o que o diferencia de outros candidatos. É preciso chamar a atenção do recrutador em apenas algumas linhas de texto.

Procure fazer uma descrição sobre mim breve, de apenas um parágrafo com 3 ou 4 frases para currículo. Acompanhe a seguir mais dicas sobre o que falar sobre mim no currículo.

1. Personalize para cada empresa

A descrição sobre mim do currículo é um resumo do seu documento. O recrutador muitas vezes lê primeiro essa síntese para decidir se vale a pena analisar o resto do CV. Portanto, tenha a certeza de que irá chamar a atenção do recrutador para a vaga em específico.

2. Priorize as suas informações mais relevantes

Informe na secção "sobre mim" apenas as suas experiências profissionais mais importantes para a vaga, assim como as suas principais competências relacionadas. Você também pode mencionar a sua formação académica, caso seja de interesse e você não tenha muita experiência.

3. Destaque as suas conquistas

Uma estratégia para chamar a atenção do recrutador é apresentar uma conquista profissional ou académica na área. Talvez você tenha obtido ótimos resultados no último emprego, ou recebeu um prémio digno de nota. Seja específico com a conquista, por exemplo, usando números para comprová-la.

4. Termine colocando o foco no empregador

Em vez de dizer qual é a sua ambição profissional ou objetivo de carreira, explique como você pretende contribuir para a empresa. Para isso, é importante pesquisar mais sobre o empregador, assim você estará melhor equipado para dizer como poderá ajudar. 

É mais fácil falar do que fazer. A descrição sobre mim para currículo parece ser simples, mas é necessário tomar cuidado. Veja abaixo um guia sobre como escrever essa secção essencial.

Como falar sobre mim no currículo

Veja o passo a passo para fazer a sua breve descrição "sobre mim" para currículo:

  1. Coloque na primeira frase: nome da sua profissão + um adjetivo + anos de experiência;
  2. Mencione na segunda a sua experiência profissional mais relevante;
  3. Ressalte a sua principal conquista profissional na terceira;
  4. Compartilhe como você pretende beneficiar o empregador na quarta.

Estas instruções dão uma boa base, mas é importante perceber que você pode alterar a ordem destes fatores. Por exemplo, mesmo que trabalhe numa empresa grande, se tem uma conquista muito impressionante, pode pôr isso na frente. 

Da mesma forma, se você é estudante ou tem pouca experiência, pode mencionar a sua formação académica neste texto sobre si. É importante que faça isso. Afinal, de acordo com números da Base de Dados Portugal Contemporâneo, cerca de 90 mil jovens graduaram-se em 2022.

Dica valiosa: evite destacar conhecimentos de inglês como diferencial. Não é. Portugal é o sétimo país com o melhor índice de inglês no mundo, de acordo com um estudo de 2021 da Education First.

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler até o final sobre o que escrever sobre mim no currículo. Se ainda tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar alguma dica, deixe um comentário abaixo. Responderemos o mais rápido possível.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma escritora de conselhos de carreira e especialista em currículos da LiveCareer. Nos seus artigos, ela se compromete a oferecer orientações para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Sobre mim

Média:

Obrigado por votar!
3.88  (8 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: