Este site utiliza cookies para garantizar uma navegação ideal. Para obter mais informações, consulte nossa página de política de privacidade.

OK!
  1. Carta de apresentação para professor (universitário e mais)

Carta de apresentação para professor (universitário e mais)

Atualizado em:

Você teve que escrever vários trabalhos acadêmicos para chegar onde chegou. Agora, está na hora de escrever de novo. Mas, você enfrentará algo mais temido que a banca do seu mestrado: o recrutador. 

 

Você não precisa se preocupar com as normas da ABNT na hora de escrever a sua carta, mas certamente existem algumas regras para manter em mente. Este guia irá te mostrar todas elas. Veja como escrever uma carta de apresentação para professor.

 

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

 

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

 

Crie seu currículo profissional

editor de currículoNÃO
editor de currículoSIM

 

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

 

Modelo de carta de apresentação para professor

 

José Araújo

Doutor em jornalismo

 

(21) 98765-4321

jose.araujo@email.com

linkedin.com/in/josearaujo92

 

2 de outubro de 2021

 

 

Carolina Soares

Coordenadora pedagógica

 

Colégio Único

Rua das flores, 72

Rio de Janeiro, RJ

 

Prezada senhora Soares,

 

Fico muito feliz em ver que o Colégio Único está procurando por um professor de redação para o Ensino Médio. Estou seguro de que posso exercer estas funções com maestria. Em 2020, eu consegui o título de doutor em jornalismo e passei mais de 10 anos trabalhando como redator e editor para grandes empresas como o jornal O Globo. 

 

Neste período de tempo, trabalhei cobrindo grandes eventos ao redor do mundo como as Olimpíadas e a Fórmula 1. Com todas estas experiências, eu consegui publicar um livro sobre jornalismo digital com uma das maiores editoras do Brasil, a Editora Abril. Agora, eu busco a oportunidade de trazer o meu conhecimento como escritor para seus alunos. 

 

Na função de professor de redação no Colégio Único, pretendo desenvolver exercícios práticos, nos quais os alunos aprendam as melhores técnicas de redação de textos usando exemplos da vida real como base. Quero que os seus estudantes desenvolvam competências textuais que vão além da redação do ENEM. 

 

Eu anseio por uma entrevista para que possamos discutir melhor como a minha experiência pode beneficiar os seus alunos. Também ficarei feliz em explicar melhor as minhas ideias para o ensino dos estudantes do Colégio Único. Eu estou disponível todos os dias da semana após às 4 da tarde. 

 

Cordialmente,

 

José Araújo

Doutor em jornalismo

 

Como escrever uma carta de apresentação para professor

 

Você aprendeu que a redação do ENEM precisa ter uma página e três parágrafos. A carta de apresentação para professor é semelhante. Ela precisa ter uma página e três partes. Veja as etapas fundamentais.

 

Comece com uma abertura forte: informe o recrutador para qual cargo você está se candidatando. Assegure o recrutador de que você é qualificado e mencione as suas principais qualificações.

 

No segundo e no terceiro parágrafos, você precisa explicar melhor por que você é o professor certo para o cargo. Detalhe melhor a sua experiência profissional e formação acadêmica, destaque suas conquistas e explique as suas ideias para um plano de ensino.

 

Encerre a carta de apresentação para professor com um breve resumo profissional do que foi apresentado acima. Além disso, diga que está ansioso para uma entrevista e informe a sua disponibilidade para uma conversa.

 

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

 

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

O que incluir em uma carta de apresentação para professor

 

Escreva os seus dados pessoais como no currículo: nome, telefone, email e Linkedin. Estes dados são vitais para que o recrutador possa te identificar e te contactar. Depois, inclua as informações do destinatário: nome, cargo, nome da instituição de ensino e endereço.

 

Inclua uma saudação. Mas, evite algo genérico como “A quem possa interessar.” Inclua o nome da pessoa. Se não souber, busque o currículo LinkedIn de quem é o coordenador do curso ou o coordenador pedagógico da escola.

 

Ao concluir a carta, escreva uma despedida. Coloque algo como “atenciosamente” ou “cordialmernte”. Depois, assine com o seu nome e escreva o seu cargo profissional abaixo dele, encerrando a carta de apresentação para professor.

 

Quando a sua carta estiver pronta, verifique a gramática dela. Erros de português pesam mais do que a falta de experiência na hora de descartar um candidato. Então não esqueça de caprichar no português.

 

Dicas de formatação

 

A falta de foco é um dos principais pecados na hora de escrever um currículo. O mesmo vale para uma carta de apresentação. Por isso, veja algumas dicas para garantir que a sua carta de apresentação para professor será impecável.

 

Use uma fonte profissional legível. Coloque-a em tamanho 11 pts. Use margens 2,5 cm e espaçamento de 1,5. Justifique o alinhamento do texto. Para terminar, salve a carta em PDF, a não ser que a descrição da vaga especificamente por algo diferente. 

 

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

 

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Fim da aula! Se você tiver alguma dúvida sobre a carta de apresentação para professor, não precisa levantar a mão. Basta colocar um comentário abaixo. A equipe da LiveCareer está aqui para te ajudar.

Avalie meu artigo: professor
Média: 5 (1 votos)
Obrigado por votar!

Escrito por

Nosso time é especialista em carreira e criação de currículos

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Compartilhar