1. Como colocar experiência profissional no currículo: exemplo

Como colocar experiência profissional no currículo: exemplo

Equipa Editorial LiveCareer
Atualizado em:

Mencionado em:

A secção de experiência profissional no currículo deve ser bem preparada, pois é uma das primeiras coisas que o recrutador irá avaliar. Vale a pena conhecer as principais estratégias sobre como colocar experiência profissional no currículo.

Veja neste guia todas as dicas essenciais para escrever uma boa secção de experiência de trabalho. Mais que isso, acompanhe exemplos para diferentes tipos de experiência e áreas de atuação. Com o passo a passo e os exemplos práticos, você estará logo experiente em destacar a sua experiência.

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

currículo com experiência profissional: exemploNÃO
currículo com experiência profissional: exemploSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

Gostaria de ver guias completos sobre como preparar o seu CV? Ou modelos de currículo com a experiência profissional bem ressaltada? Confira os nossos artigos:

Como colocar a experiência no currículo

Para saber como descrever a experiência profissional no currículo, siga os passos:

  1. Comece pela sua experiência mais recente;
  2. Escreva o nome do cargo exercido;
  3. Coloque o nome da empresa e da cidade;
  4. Informe as datas de início e encerramento (use “atual” para empregos em andamento);
  5. Faça uma lista com as suas principais funções e conquistas com frases para currículo;
  6. Siga em ordem cronológica inversa para detalhar outras experiências.

Com este passo a passo você sabe como escrever experiência profissional no currículo de forma breve. Veja a seguir um exemplo de experiência com atendimento ao cliente no currículo.

Experiência profissional no currículo: exemplo

Representante de atendimento ao cliente

Infoway, Lisboa

Abril de 2021 – Atual

  • Realizei cerca de 25 atendimentos ao cliente personalizados por dia, presenciais e por telefone;
  • Esclareci dúvidas e lidei com reclamações, contribuindo para a retenção de 85% dos clientes;
  • Resolvi problemas dos clientes de forma eficiente, mantendo sempre o tom de voz amigável;
  • Processei os pedidos dos clientes sem demora e com precisão, usando o software Zendesk;
  • Mapeei os problemas constantes dos clientes e criei um plano de ações que levou a um aumento das vendas em 35%;
  • Alcancei um nível de 95% de satisfação do cliente.

Operador bilíngue de call center

Kultis, Lisboa

Outubro de 2019 – Março de 2021

  • Prestei suporte a cerca de 30 clientes por dia, por telefone, e-mail e chat;
  • Fui responsável pelos atendimentos em francês, prestando apoio para as suas necessidades locais específicas;
  • Identifiquei tendências e problemas recorrentes dos clientes, criando um relatório com sugestões de melhorias para o atendimento ao cliente;
  • Contribuí para a otimização dos atendimentos em 25%, graças às minhas sugestões;
  • Obtive uma média de 92% de satisfação dos clientes.

Note que o cargo mais recente ocupa maior espaço na secção de experiência laboral no currículo. Informe entre 5 e 6 conquistas profissionais para o cargo mais recente ou mais relevante para a vaga. Para outros cargos, basta colocar 4 ou 5 conquistas. Se você tiver diversas experiências profissionais, não há necessidade de detalhar as mais antigas.

Veja na sequência detalhes sobre o que colocar na experiência do currículo.

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

O que colocar em experiência no currículo

A secção de experiência profissional do currículo não se limita apenas aos empregos formais ou de tempo integral. Você também pode colocar qualquer experiência relevante para a vaga desejada ou para a sua indústria. Isso inclui: estágio, trabalho voluntário, trabalho de freelancer e projeto pessoal.

Indiferente do tipo de experiência para currículo, fique atento às dicas a seguir. Use essas estratégias para ter um currículo perfeito.

1. Priorize o que é relevante para a vaga

Quando você possui vivências variadas e não sabe o que colocar na experiência do currículo, pense na relevância. Relevante não significa apenas experiência na mesma área de atuação.

Para exemplificar, um estudo publicado pela Editora Científica revelou que a experiência prática dos docentes do curso de Engenharia Civil foi importante para serem contratados. Um modo de saber o que pode ser relevante para o currículo com experiência é lendo com atenção a descrição da vaga.

Lembre-se também de atualizar o currículo colocando primeiro as suas experiências mais recentes.

2. Personalize a sua experiência

Personalizar a experiência é uma continuidade da técnica de colocar apenas o que é relevante para a vaga. Descubra quais são as funções que você irá realizar, e ressalte as suas atividades mais similares e significativas para aquela vaga.

Seja sempre sincero colocando apenas atividades que você realmente desempenhou. A questão é que um cargo pode envolver uma variedade de funções, e apenas algumas delas serão requisitadas para a sua próxima vaga de interesse. Foque nelas.

3. Ressalte as suas conquistas com números

Em vez de apenas listar as suas responsabilidades tiradas do seu contrato, mostre como você exerceu o cargo. O segredo é listar as suas conquistas únicas, usando números para comprová-las e fortalecê-las.

Imagine a diferença entre “Superei a meta de vendas” e “Superei a meta de vendas em 27%”. O segundo exemplo é muito mais impactante, além de oferecer maior credibilidade. Sempre que você puder ser específico com as suas conquistas no currículo com experiência, aproveite essa oportunidade.

4. Otimize a sua experiência com palavras-chave

Vivemos num mundo cada vez mais automatizado, e isso inclui até mesmo o processo de seleção de currículos. Como diversas empresas usam softwares para agilizar o processo seletivo, vale a pena usar as palavras-chave da vaga concorrida.

Novamente, leia a descrição da vaga para saber que tipos de experiências e competências são requeridas. Se você possui essas vivências, procure usar os mesmos termos no currículo pronto, quando possível.

5. Use verbos de ação

Uma técnica nem sempre explorada, mas muito eficiente, é usar verbos de ação em primeira pessoa, na voz ativa. Na lista das suas realizações e conquistas no cargo, escolha os verbos com cuidado, mostrando a sua iniciativa e domínio das situações.

Troque “Fazer relatórios financeiros semanais” por “Desenvolvi relatórios financeiros semanais”. Novamente, uma pequena mudança, mas uma grande diferença. Para mais exemplos de verbos de ação que irão fortalecer o seu currículo, confira a lista de 170 verbos da Organização Cais Mentoria.

6. Seja objetivo e breve

Escreva somente o necessário, de forma clara e concisa. Isso vale não apenas para a secção de experiência do currículo, mas em todo o seu curriculum vitae. O ideal é fazer um currículo de uma página, caso tenha pouco experiência, ou de duas páginas, se você for um profissional com anos de experiência.

Colocar informações pouco interessantes para a vaga de emprego pode enfraquecer o seu currículo. Opte por experiências que mostrem a sua qualidade no currículo. O recrutador quer ler apenas o que lhe interessa. Lembre que muitas vagas recebem centenas de currículos, então vá direto ao ponto com as suas informações.

Siga as estratégias acima para se destacar com a sua experiência profissional no currículo. Uma dúvida comum é sobre colocar experiência curta no currículo. Vale a pena?

Devo colocar experiência de 1 mês no currículo?

Depende. Primeiro, pode colocar experiência curta no currículo se você não possui muita experiência profissional. Segundo, informe as suas experiências de 1 até 3 meses se forem relevantes para a vaga.

Outro modo de colocar experiência curta no currículo, por exemplo, é na secção de informações adicionais do CV. Use esta estratégia quando você tiver outras experiências mais longas para a secção de experiência.

Talvez você tenha também a seguinte dúvida: “Posso colocar no currículo experiência não comprovada?” A resposta curta é sim, pode. Veja a seguir mais detalhes sobre como pôr experiência não tradicional no currículo.

Como escrever no currículo outros tipos de experiência

Decidir como descrever a sua experiência profissional no currículo é uma parte importante do seu documento. A secção de experiência em geral possui bastante peso na análise dos recrutadores, então atente a todos os detalhes. Veja mais dicas sobre como colocar experiência no currículo, incluindo diferentes tipos.

Como colocar experiência informal no currículo

Se você possui experiência informal de trabalho relevante para a vaga concorrida, coloque-a na secção de experiência profissional. Basta informar “autónomo” no nome do cargo e um contacto de referência para o trabalho, com dados de contacto. Assim, a sua experiência informal terá maior credibilidade.

Veja um exemplo de como colocar no currículo experiência informal:

Tradutora autónoma de legendas do francês ao português

Captiona, Porto

Outubro de 2022 – Março de 2023

Contacto para referência: Ryan Alves Martins (Gestor de operações, tel. 

21 253 136 5134, ryan.martins@email.pt)

  • Traduzi legendas do francês ao português para 5 séries documentais de 6 episódios de aproximadamente uma hora cada;
  • Usei Movavi Video Editor para adicionar e editar legendas;
  • Encontrei soluções criativas para o tempo e espaço de cada fala, priorizando a facilidade de leitura;
  • Prestei apoio a outros tradutores com dificuldades de entender o original, chegando a opções tradutórias juntos;
  • Fui avaliada pela empresa com nota 5/5.

Como escrever no currículo experiência não comprovada

Para colocar no currículo uma experiência não comprovada, tenha a certeza de que ela é interessante para a vaga desejada. Se for relevante, informe-a na secção de experiência laboral. Você pode escrever “autónomo” no nome do seu cargo e deixar um contacto de referência para credibilidade, com telefone ou email.

Exemplo de como colocar no currículo experiência não comprovada:

Revendedor autónomo de produtos da Vivacosme

Fevereiro de 2022 – Atual

Contacto para referência: Igor Cavalcanti Silva (Representante comercial da Vivacosme, 21 284 723 7687, igor.silva@email.pt)

  • Atuei como revendedor dos produtos de beleza da Vivacosme, aumentando a minha participação numa média de 15% por mês;
  • Criei parcerias com cabeleireiros e estéticas, impulsionando as minhas vendas;
  • Desenvolvi workshops de maquilhagem mensais com participação de cerca de 50 interessados, convertendo 85% em clientes;
  • Construí uma carteira de clientes com mais de 500 contactos ativos.

Conheça mais dicas sobre como colocar experiência para representante comercial: Exemplo de currículo de representante comercial.

Como descrever no currículo experiência autónoma

Para colocar experiência autónoma no currículo, informe:

  1. Nome da sua profissão;
  2. “Autónomo” ou “freelancer”;
  3. Se tiver apenas um cliente, coloque-o;
  4. Datas de início e fim dos trabalhos;
  5. Uma lista com as suas principais atividades e conquistas da experiência de autónomo.

Veja um exemplo de como colocar experiência de babá no currículo:

Babá autónoma

Família Rodrigues Alves, Lisboa

Fevereiro de 2022 — Julho de 2023

  • Cuidei de duas crianças da família, de 5 e 7 anos, durante as tardes de segunda a sexta-feira;
  • Criei atividades lúdicas e jogos educativos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da concentração das crianças;
  • Incentivei e supervisionei atividades sociais com as crianças do bairro para a integração das crianças;
  • Auxiliei com trabalhos escolares diários, com enfoque para matemática e português;
  • Fui recomendada por clientes para cuidar da família de amigos e colegas, demonstrando satisfação.

Veja mais exemplos de como colocar experiência no currículo de babysitter em: Exemplo de currículo de babá.

Como colocar no currículo experiência em empresa familiar

Se você tiver uma experiência profissional relevante para a vaga concorrida e ela tiver sido numa empresa familiar, você pode informar esse dado de antemão. A transparência no currículo será um fator positivo para você. 

Não há necessidade de colocar na secção de experiência que o cargo foi exercido em empresa familiar. Em vez disso, essa informação pode vir na secção “sobre mim” do currículo, um resumo das suas experiências.

Exemplo de como colocar no currículo experiência em empresa familiar:

Auxiliar administrativo com mais de 2 anos de experiência em gestão de empresas. A minha última experiência foi na empresa familiar do meu pai, onde elaborei um sistema de classificação de documentos que otimizou os atendimentos em 24%. Busco aplicar as minhas técnicas de gestão na empresa Alurex.

Veja mais exemplos de experiência laboral para assistente administrativo no guia: Modelo de currículo para auxiliar administrativo.

Agora que você já sabe como informar diferentes tipos de experiência profissional no currículo, acompanhe alguns exemplos para profissões variadas.

Exemplo de experiência no currículo para áreas variadas

O modo mais direto de ver como colocar experiência profissional no currículo é por meio de exemplos. Agora que você já sabe o que deve e não deve fazer, veja a seguir 5 exemplos de diferentes áreas de atuação, com frases de experiência profissional para currículo.

Experiência em vendas: como colocar no currículo

Vendedor

Televator, Coimbra

Novembro de 2020 – Atual

  • Prospetei cerca de 20 novos leads diariamente;
  • Atendi os clientes pessoalmente e por telefone, apresentando os produtos e orientando de forma personalizada;
  • Acompanhei os pedidos do começo ao fim, usando a CRM HubSpot;
  • Identifiquei oportunidades de melhoria no processo de vendas e apresentação dos produtos, trazendo o meu feedback para toda a equipa;
  • No último ano, superei as metas de vendas em 25%.

Para mais dicas de como colocar a experiência no currículo para essa profissão, veja: Modelo de currículo de vendedor e Carta de apresentação para vendedor comercial.

Como colocar experiência de garçom no currículo

Garçom

Restaurante Comida Saudável, Lisboa

Janeiro de 2021 – Atual

  • Atendi cerca de 30 mesas diariamente;
  • Orientei a respeito dos pratos do dia e das opções de cardápio conforme as preferências e restrições dos clientes;
  • Atuei seguindo as regras de etiqueta do estabelecimento;
  • Forneci atendimentos em inglês para clientes internacionais;
  • Recebi uma taxa de avaliação dos clientes de 98% de satisfação.

Como colocar experiência em informática no currículo

Técnico de informática

Tecsoft, Sintra

Março de 2022 – Abril de 2023

  • Geri e controlei o sistema informático da empresa;
  • Diagnostiquei incidentes e avarias, realizando manutenções regulares que diminuíram os incidentes em 65%;
  • Apoiei os utilizadores e clientes no uso adequado e resolução de problemas com os sistemas de informação;
  • Executei reparações em componentes eletrónicos, encaminhando para os produtores quando necessário;
  • Controlei o funcionamento de todos os equipamentos informáticos da empresa.

Veja mais exemplos de experiência em informático no CV em: Como fazer um currículo de programador.

Como colocar no currículo experiência como empregada doméstica

Empregada doméstica

Diversas casas de família, Cascais

Julho de 2022 – Atual

  • Limpei e organizei 8 casas de famílias, com regularidade de uma ou duas semanas;
  • Apliquei métodos de higienização completa;
  • Sugeri aproveitamento dos espaços domésticos conforme o caso;
  • Lavei e passei roupa, retirando manchas;
  • Possuo recomendações das famílias, com foco para a minha atenção aos detalhes de limpeza e organização.

Para mais exemplos de frases para currículo nessa área, veja: Currículo de empregada de limpeza.

Experiência em liderança de equipa currículo

Líder de equipa de apoio ao cliente

Loja de departamento Descar, Braga

Setembro de 2021 – Atual

  • Supervisionei uma equipa de 30 profissionais de apoio ao cliente;
  • Garanti a organização diária dos departamentos da loja;
  • Recrutei e integrei 16 vendedores;
  • Criei um plano de desenvolvimento pessoal e profissional para os membros da equipa;
  • Apliquei estratégias de potencialização das vendas da loja, que levaram a um aumento de 25% das vendas.

Pronto, agora você conhece as técnicas para preparar uma excelente secção de experiência no currículo. Use os exemplos acima para se inspirar e foque nas suas conquistas profissionais. Boa sorte com a vaga que procura!

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler até o fim este artigo sobre como colocar experiência profissional no currículo. Ficou alguma dúvida? Ou gostaria de compartilhar alguma dica? Escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.

Escrito por

Equipa Editorial LiveCareer
Equipa Editorial LiveCareer

Nosso time é especialista em carreira e criação de currículos

Seguir

    Avalie meu artigo:

    Experiencia profissional

    Média:

    Obrigado por votar!
    5.00  (2 votos)

    Quer criar um currículo profissional?

    Teste nosso gerador de currículos
    Currículo perfeito

    Mencionado em: