1. Como fazer um bom currículo: dicas para 2024

Como fazer um bom currículo: dicas para 2024

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

O que quer dizer um "bom currículo"? Aquele que organiza corretamente as suas informações? Que vem com todas as secções necessárias? Não é apenas isso.

Antes de mais nada, um bom currículo é aquele que chama a atenção do recrutador, que se destaca em meio aos demais. Para isso, não basta apenas citar o seu histórico profissional, é preciso ir além. Veja neste artigo como fazer um bom currículo.

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

Para fazer um bom currículo, é preciso atentar a diversos aspetos. Confira os artigos a seguir para saber em mais detalhes como preencher o seu CV:

Agora, acompanhe o passo a passo para fazer um bom currículo.

1. Formate o currículo adequadamente

Seis segundos. Este é o tempo que o recrutador leva para descartar um currículo. Um dos principais motivos para um curriculum vitae ir para o lixo é a desorganização. O recrutador não perderá tempo tentando decifrar o seu CV.

Para deixar o currículo simples bem organizado, faça o seguinte:

  • Escolha o tamanho 11 ou 12 para a fonte;
  • Use listas para descrever a sua experiência e formação académica;
  • Justifique o alinhamento do texto;
  • Coloque espaçamento de 1,5,
  • Inicie as secções com um título em negrito e em tamanho 14 ou 16.

Ao terminar, salve o currículo em PDF. Este tipo de ficheiro trava a formatação do texto, garantindo que o recrutador lerá uma cópia exata do que você escreveu. Agora que o CV está bem formatado, está na hora de escrevê-lo.

2. Escreva os seus dados de contacto

O recrutador recebe centenas de currículos mensalmente. Facilite a vida dele. Coloque as suas informações pessoais de contacto no topo do documento. Mas, cuidado com o excesso, não precisa de dados demasiados. Escreva apenas o seguinte:

  1. Nome e sobrenome;
  2. Profissão;
  3. E-mail;
  4. Telefone;
  5. LinkedIn (se tiver);
  6. Link para o site ou portfólio (se tiver).

O tamanho ideal de um currículo é de uma ou duas páginas, então evite colocar mais informações pessoais do que isso para não desperdiçar espaço na folha. Com isso resolvido, chega a hora de escrever sobre a sua carreira.

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

3. Redija um resumo para fazer um bom currículo

O resumo do currículo, também conhecido como "descrição sobre mim", “síntese” ou “objetivo do currículo”, é um curto texto no início do documento. Nele, apresente-se para o recrutador motivando-o a ler o restante do seu curriculum vitae. Para conseguir isso, siga os passos abaixo:

  • Comece com a sua profissão + anos de experiência;
  • Escreva sobre a sua principal experiência profissional;
  • Mencione uma conquista;
  • Explique como ajudará a empresa.

O resumo deve ser curto. 3 ou 4 frases de currículo já bastam. Lembre-se de que ele é apenas a introdução do seu currículo, não o curriculum vitae inteiro.

Agora que você sabe como atrair a atenção do recrutador, chegou a hora de detalhar os principais momentos da sua carreira.

4. Liste a sua experiência profissional

Você já deve ter ouvido falar sobre usar o passado para prever o futuro. Pensando assim, é importante caprichar na hora de escrever sobre o seu passado profissional para que o recrutador veja um bom futuro para você dentro da empresa.

Para listar a sua experiência profissional ao fazer um bom currículo, siga estes passos:

  1. Coloque o título profissional;
  2. Escreva o nome da empresa;
  3. Inclua as datas de início e de encerramento;
  4. Liste as suas principais responsabilidades e conquistas.

Lembre-se de colocar no seu currículo apenas experiências profissionais que sejam relevantes para o cargo desejado. Excesso de informações desnecessárias apenas enfraquece o currículo. Depois da experiência profissional, vem os seus estudos.

5. Inclua a sua formação académica

Todos tivemos algum tipo de formação, seja o Ensino Secundário, estudos universitários ou cursos técnicos. É importante colocar a sua educação no currículo para que o recrutador tenha uma visão completa da sua trajetória profissional.

Para informar a sua formação académica, faça o seguinte:

  1. Escreva o nome da graduação;
  2. Coloque o nome da instituição de ensino;
  3. Inclua as datas de início e de formatura;
  4. Liste as principais competências adquiridas e as conquistas.

Agora, a matemática é simples. Somando as suas experiências profissionais com as formações académicas, o resultado é competências. Certamente você tem muitas e o recrutador quer saber delas. Veja abaixo como colocá-las no currículo.

6. Liste as suas competências

Se você é um profissional experiente, deve ter muitas habilidades profissionais. Resista a tentação de colocar todas no seu currículo. Afinal, lembre-se do limite de 2 páginas. O ideal, portanto, é colocar no currículo apenas 5 ou 6 competências.

Veja como escolher as competências para colocar no bom currículo:

  1. Liste todas as suas habilidades;
  2. Crie outra lista com as habilidades mencionadas no anúncio da vaga;
  3. Veja quais aparecem em ambos os casos;
  4. Coloque-as no seu curriculum vitae.

Você pode colocar essas habilidades numa secção separada do seu currículo profissional. Inclua tanto as suas qualidades no currículo, ou soft skills, como comunicação e liderança, quanto as suas competências técnicas, ou hard skills, como Photoshop. Para competências técnicas, indique também o seu nível de proficiência.

7. Inclua informações adicionais

Seria possível encerrar o currículo nas habilidades. Mas, nesse caso, você não estaria vendo como fazer um bom currículo. Para ir além do básico, veja se ainda há alguma informação relevante que pode aumentar as suas chances de conseguir o seu próximo emprego. Inclua informações adicionais no seu currículo.

O que pode ser colocado como informações complementares no currículo bom? Coisas como:

  • Idiomas;
  • Estágios;
  • Prémios;
  • Cursos;
  • Honras;
  • Certificações;
  • Intercâmbios;
  • Palestras.

Você pode colocar na secção de informações adicionais do seu currículo qualquer coisa que contribuiu para desenvolver habilidades relevantes para o cargo desejado, mas que não conseguiu incluir em nenhuma das secções anteriores.

Como fazer um bom currículo para o primeiro emprego

Se calhar ainda é um estudante ou um profissional recém-graduado. Se este for o seu caso, ainda não tem muita experiência profissional, então a abordagem de como fazer um bom currículo é um pouco diferente.

Veja como fazer um bom currículo de primeiro emprego:

  • Mencione na síntese a sua formação académica em vez da experiência;
  • Coloque a secção de formação académica antes da experiência;
  • Liste estágios e qualquer coisa que te ajudou a desenvolver habilidades;
  • Tente manter o currículo dentro de apenas uma página.

Pronto. Com isso, o seu bom currículo está pronto. Assim como no caso de um profissional experiente, salve o seu curriculum vitae como um ficheiro PDF, mas salve uma cópia em Word também caso queira atualizar o currículo depois.

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler o nosso artigo. Ainda tem alguma dúvida sobre como fazer um bom currículo? Você encontrou modos de se destacar com o CV? Deixe um comentário abaixo e vamos conversar!

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma escritora de conselhos de carreira e especialista em currículos da LiveCareer. Nos seus artigos, ela se compromete a oferecer orientações para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Como fazer bom

Média:

Obrigado por votar!
5  (1 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Veja artigos similares

Mencionado em: