1. Como fazer um bom currículo para Portugal (dicas para 2023)

Como fazer um bom currículo para Portugal (dicas para 2023)

Equipa Editorial LiveCareer
Atualizado em:

Como visto em:

É complicado. Na escola, ensinaram-te tudo sobre matemática, física, biologia e tudo mais, mas não ensinaram-te como conseguir um emprego. Neste guia, aprenderás. Continua a ler para ver como fazer um bom currículo para Portugal.

 

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

Modelo a mostrar como fazer um bom currículo.NÃO
Modelo a mostrar como fazer um bom currículo.SIM

 

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

 

1. Formata o currículo adequadamente

 

Seis segundos. Este é o tempo que o recrutador leva para descartar um currículo. Um dos principais motivos para um curriculum vitae ir para o lixo é a desorganização. O recrutador não perderá tempo tentando decifrar o teu CV. Para deixar-lo bem organizado, faz isto:

 

  • Usa uma fonte para currículo legível, como Arial ou Times New Roman.
  • Escolhe o tamanho 11 ou 12 para a fonte.
  • Usa listas para descrever a tua experiência e formação acadêmica.
  • Justifica o alinhamento do texto.
  • Coloca espaçamento 1.5.
  • Inicia as seções com um título em negrito e em tamanho 14 ou 16.

 

Ao terminar de fazer o teu currículo, salva-o em PDF. Este tipo de ficheiro trava a formatação do texto, a garantir que o recrutador lerá uma cópia exata do que escrevestes. Agora que o CV está bem formatado, está na hora de escrever nele.

 

2. Escreve os teus dados de contacto

 

O recrutador recebe centenas de currículos mensalmente. Facilita a vida dele. Coloca as tuas informações pessoais de contacto no topo do documento. Mas, cuidado com o excesso, não precisas de dados demasiados. Escreve apenas o seguinte:

 

  1. Nome e sobrenome;
  2. Profissão;
  3. E-mail;
  4. Número do telemóvel;
  5. LinkedIn (se tiveres);
  6. Link para o site ou portfólio (se tiveres).

 

O tamanho ideal de um currículo é de duas páginas, então evita colocar mais informações pessoais do que isso para que não desperdice espaço na folha. Com isso resolvido, chega a hora de escrever sobre a tua carreira.

 

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

 

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

 

3. Redige um resumo

 

O resumo do currículo, também conhecido como “síntese” ou “objetivo do currículo”, é um curto texto no início do documento. Nele, deves apresentar-se para o recrutador e motivá-lo a ler o restante do teu curriculum vitae. Para conseguir isso, segue os passos abaixo:

 

  • Começa com a tua profissão + anos de experiência.
  • Escreve sobre a tua experiência profissional mais alta.
  • Menciona uma conquista.
  • Explica como ajudará a empresa.

 

O resumo deve ser curto. 3 ou 4 frases já bastam. Lembra-te que ele é apenas a introdução do teu currículo, não o curriculum vitae inteiro. Agora que sabes como atrair a atenção do recrutador, chega o momento de detalhar os principais momentos da tua carreira.

 

4. Lista a tua experiência profissional

 

Os humanos tendem a usar o passado para prever o futuro. Então é importante que capriche na hora de escrever sobre o teu passado profissional para que o recrutador veja um bom futuro para si dentro da empresa. Para fazer isso, segue estes passos:

 

  1. Coloca o título profissional;
  2. Escreve o nome da empresa;
  3. Inclui as datas de início e de encerramento;
  4. Lista as suas principais responsabilidades e conquistas.

 

Lembra-te de colocar no teu currículo apenas experiências profissionais que sejam relevantes para o cargo que desejas, caso contrário podes passar a impressão de que não és focado. Depois da experiência profissional, vem os teus estudos.

 

5. Inclui a tua formação acadêmica

 

Para que conseguisse a tua experiência profissional, primeiro precisastes estudar. É importante colocar isto no teu currículo também para que o recrutador tenha uma visão completa da tua trajetória profissional. Para pôr a tua formação acadêmica, faz o seguinte:

 

  1. Escreve o nome da graduação;
  2. Coloca o nome da instituição de ensino;
  3. Inclui a data de formatura;
  4. Lista as principais habilidades desenvolvidas e conquistas.

 

Agora, a matemática é simples. Somando as tuas experiências profissionais com as formações acadêmicas, o resultado é habilidades. Certamente tens muitas e o recrutador quer saber delas. Veja abaixo como colocá-las no currículo.

 

6. Lista as tuas habilidades

 

Se és um profissional experiente, deves ter muitas habilidades profissionais. Deves resistir a tentação de colocá-las todas no teu currículo. Afinal, lembra-te do limite de 2 páginas. O ideal, portanto, é colocar no currículo apenas 5 ou 6 habilidades. Veja como escolher-las:

 

  1. Lista todas as suas habilidades;
  2. Cria uma outra lista com as habilidades mencionadas no anúncio da vaga;
  3. Vê quais aparecem em ambas os casos;
  4. Coloque-as no teu curriculum vitae.

 

Podes colocar essas habilidades em uma seção separada do seu currículo profissional. Apenas lembra-te também de indicar o seu nível de proficiência no caso de uma competência técnica, como photoshop, por exemplo.

 

7. Inclui informações adicionais

 

Poderias encerrar o currículo nas habilidades e já estaria de bom grado, mas ainda há algo que podes fazer se queres aumentar as tuas chances de conseguir o teu próximo emprego. Incluir informações adicionais no seu currículo. Coisas como:

 

  • Idiomas;
  • Estágios
  • Premiações;
  • Cursos;
  • Honras;
  • Certificações;
  • Intercâmbios;
  • Palestras;
  • E muito mais.

 

Podes colocar na seção de informações adicionais do teu currículo qualquer coisa que permitiu-te desenvolver habilidades relevantes para o cargo desejado, mas que não conseguiste incluir em nenhuma das seções anteriores.

 

Como fazer um bom currículo para o primeiro emprego

 

Se calhar ainda é um estudante ou um profissional recém-graduado. Se este for o teu caso, ainda não tem muita experiência profissional, então a abordagem de como fazer um bom currículo é um pouco diferente. Vê abaixo:

 

  • Menciona na síntese a tua formação acadêmica ao invés da experiência;
  • Coloca a seção de formação acadêmica antes da experiência;
  • Liste estágios e qualquer coisa que te ajudou a desenvolver habilidades.
  • Tenta manter o currículo dentro de apenas uma página.

 

Pronto. Com isso, o seu bom currículo para Portugal está pronto. Assim como no caso de um profissional experiente, deves salvar o teu curriculum vitae como um ficheiro PDF, mas salve uma cópia em Word também caso queiras fazer alguma mudança depois.

 

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

 

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

 


Obrigado por ler o nosso artigo. Ainda tens alguma dúvida sobre como fazer um bom currículo para Portugal? Coloca um comentário abaixo. A equipa da LiveCareer PT está cá para ajudar-te!

Escrito por

Equipa Editorial LiveCareer
Equipa Editorial LiveCareer

Nosso time é especialista em carreira e criação de currículos

Seguir

    Avalie meu artigo:

    Como fazer bom

    Média:

    Obrigado por votar!
    5.00  (1 votos)

    Quer criar um currículo profissional?

    Teste nosso gerador de currículos
    Currículo perfeito

    Como visto em: