1. Como atualizar o curriculum vitae ou Europass: exemplos

Como atualizar o curriculum vitae ou Europass: exemplos

Equipa Editorial LiveCareer
Atualizado em:

Mencionado em:

A cada nova experiência e nova conquista profissional, é necessário atualizar o seu curriculum vitae. Afinal, você quer um currículo que sobressai com as informações atuais e a estrutura correta.

Não importa qual modelo de currículo esteja a usar, este guia mostrará em cinco minutos tudo o que você necessita saber para atualizar o currículo. Veja também como atualizar o seu currículo Europass.

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

Procura dicas de especialistas não apenas para atualizar o currículo, mas também para garantir que está a preparar o seu melhor CV? Confira os nossos guias:

Como atualizar o curriculum vitae

Não importa se faz um currículo para profissional de apoio direto, CV para professor, ou alguma outra profissão.

Conforme a sua carreira progride, é vital que o seu curriculum vitae reflita todo este crescimento. Para atualizar o seu currículo, é importante saber quando deve fazê-lo. Veja as ocasiões em que deve atualizar o currículo e como fazer estas mudanças:

1. Insira os seus novos empregos

Um novo emprego significa habilidades e responsabilidades novas. Elas podem encantar recrutadores, mas passarão despercebidas se não atualizar o seu currículo. Então, para colocar uma nova experiência profissional no curriculum vitae, siga estas dicas:

  1. Escreva o nome do seu novo cargo;
  2. Informe o nome da sua nova empresa;
  3. Inclua a data de início;
  4. Liste as suas principais responsabilidades;
  5. Escreva também as suas conquistas conforme elas forem ocorrendo.

Dica valiosa: as secções do seu currículo devem estar em ordem de importância. Se já conseguiu um bom nível de experiência profissional, deve colocar esta secção primeiro.

Lembre-se de colocar um novo emprego no topo da sua secção de experiência profissional. Ao editar o currículo, use sempre a ordem cronológica inversa, ou seja, comece pelo emprego mais recente e vá voltando no tempo. O mesmo vale para a sua formação académica, que é o próximo tópico.

2. Inclua as suas novas formações académicas

Poucas coisas dão mais satisfação do que receber o canudo no fim do curso. Mas, ter um diploma não adianta nada se você não atualizar o seu curriculum vitae. Se calhar faz um currículo de estudante, de administrador de escritório recém-formado ou algo semelhante.

 Então, veja como colocar a sua nova formação académica no currículo:

  1. Informe o grau obtido;
  2. Escreva o nome da instituição de ensino;
  3. Coloque a data de graduação;
  4. Liste as principais habilidades e conquistas.

Dica valiosa: coloque no currículo apenas as duas formações académicas mais altas. Ou seja, ao incluir uma nova, você deve excluir a mais antiga. Além disso, se você já tiver alcançado mais de 5 anos de experiência, não precisa mais listar as suas habilidades nesta secção.

A consequência natural de novas experiências profissionais e formações académicas é a conquista de novas habilidades e competências. Então, qualquer profissional deve atualizar o currículo, desde o barman até o copywriter.

3. Liste as suas novas habilidades e competências

Experiência e diplomas podem dar a oportunidade de conseguir um emprego. Mas, quando estiver na sua nova empresa, são as suas competências que o mantêm no cargo. Os recrutadores sabem disso, por isso eles prestam muita atenção nesta parte do CV. Veja como atualizá-la.

  1. Leia o anúncio da vaga;
  2. Crie uma lista com as habilidades que o recrutador pede;
  3. Escreva outra lista com as competências que você tem;
  4. Coloque no seu currículo seis habilidades que aparecem em ambas as listas.

Dica valiosa: sempre personalize todo o documento para a vaga desejada, desta forma, você aumenta a compatibilidade do seu currículo com o emprego almejado.

Mas, não minta. Não tente simplesmente reproduzir o que o anúncio da vaga pede, na tentativa de ser o “candidato perfeito.” 75% dos recrutadores já detectaram mentiras. Ou seja, o risco de ser descoberto é alto.

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

4. Mencione as suas novas informações adicionais

Muito pode acontecer na sua vida, além de conseguir um novo emprego ou um novo diploma. Pode desenvolver novos projetos, dominar outras línguas e muito mais. Por isso, se tem algo de novo que quer informar ao recrutador, atualize a sua secção de informações adicionais.

Coloque nela informações como:

  • Cursos adicionais;
  • Idiomas;
  • Certificados;
  • Publicações;
  • Palestras;
  • Disponibilidade para entrevista (vital estar sempre atualizado);
  • E qualquer coisa que julgue relevante para o cargo.

Dica valiosa: tome cuidado para não exagerar. O curriculum vitae deve ter duas páginas, no máximo. Então, coloque apenas o essencial.

Agora que você atualizou as informações do seu currículo, é importante voltar ao início do documento e atualizar o seu resumo profissional para que ele reflita todas as atualizações que você fez.

5. Atualize o resumo do currículo

O resumo do currículo é um pequeno texto no início do currículo com a descrição "sobre mim". Ele tem a função de estimular o recrutador a ler o resto do seu curriculum vitae. Depois de atualizar o resto do documento, pode escrever este texto com a seguinte estrutura:

  1. Comece com o seu título profissional e os anos de experiência;
  2. Mencione a sua experiência profissional mais recente;
  3. Diga qual foi a sua experiência profissional mais importante;
  4. Informe qual a sua formação académica mais alta;
  5. Diga como pretende ajudar a empresa.

Agora que todas as informações sobre a sua carreira estão atualizadas, só resta uma coisa para que o seu curriculum vitae esteja em dia: as suas informações pessoais. Veja abaixo tudo sobre elas.

6. Coloque novas informações pessoais

No seu currículo, coloque apenas as informações pessoais que são vitais para que o recrutador o identifique e entre em contacto com você. Mas, se calhar mudou de endereço ou o número do telemóvel. Vê quais informações deve atualizar.

  • Foto (não usa a mesma foto por muito tempo);
  • Endereço;
  • Título profissional;
  • Número do telemóvel;
  • Link do portfólio (caso tenhas);
  • Link do LinkedIn (caso tenhas).

Dica valiosa: se está com dificuldades em conseguir uma entrevista, tenta experimentar com outros modelos de currículo e outras cores.

Agora que você viu como atualizar o curriculum vitae, veja no próximo tópico algumas considerações iniciais que são importantes de se ter em mente enquanto você planeja o seu futuro profissional.

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Como atualizar o currículo: considerações adicionais

É comum lembrar-se do currículo ou da sua página no LinkedIn apenas quando está buscando emprego. Mas, este é um erro que muitas pessoas cometem. Veja alguns dos motivos pelos quais você sempre deve manter o currículo atualizado.

1. Poupar tempo

Imagine encontrar a vaga perfeita para si e perceber que precisa gastar algumas horas reformulando o seu currículo para que ele esteja atualizado. Você não precisa passar por isso se ele estiver sempre em dia.

2. Aumentar as chances de contato

Caso o seu currículo ou a sua página no LinkedIn estejam desatualizados, eles não mostraram as suas conquistas mais recentes. Com isso, você pode acabar deixando de impressionar um recrutador que está buscando talentos. Resultado? Uma oportunidade perdida.

3. O recrutador pode pensar que está a mentir

Imagine que uma empresa entre em contacto com você, mesmo com o currículo desatualizado. Na entrevista, você pode mencionar conquistas profissionais que não estão no currículo. O recrutador pode achar esta omissão estranha e concluir que você está mentindo.

4. Atualizar curriculum vitae Europass

As dicas que você viu aqui valem para todos os tipos de currículo. Desde o modelo no Word, até o LinkedIn e o CV Europass, que é um dos modelos de CV português mais populares. Em qualquer lugar em que você tem informações profissionais suas, é vital que elas estejam sempre atualizadas antes de fazer o download do curriculum vitae.

Para atualizar o currículo Europass, você pode se registrar na plataforma que terá guardado o seu currículo Europass grátis na sua conta. Você também pode importar o seu CV atual para a plataforma.

Dica valiosa: se ainda não tem LinkedIn, faça um. De acordo com uma pesquisa da Career Builder, 35% dos recrutadores são menos propensos a chamar para entrevistas candidatos sem presença online.

E com estas informações, você está pronto para atualizar o seu currículo. 

Obrigado por ler! Espero que agora você saiba como atualizar o curriculum vitae. Deixe uma dúvida ou comentário abaixo e responderemos o mais rápido possível! A equipa da LiveCareer PT está aqui para ajudá-lo!

Escrito por

Equipa Editorial LiveCareer
Equipa Editorial LiveCareer

Nosso time é especialista em carreira e criação de currículos

Seguir

    Avalie meu artigo:

    Atualizar

    Média:

    Obrigado por votar!
    0  (0 votos)

    Quer criar um currículo profissional?

    Teste nosso gerador de currículos
    Currículo perfeito

    Veja artigos similares

    Mencionado em: