1. O que escrever no perfil pessoal do currículo: exemplos

O que escrever no perfil pessoal do currículo: exemplos

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Descrever o outro é muitas vezes mais fácil do que fazer uma auto descrição. Para facilitar a sua vida, veja um guia sobre o que escrever no perfil do currículo. Confira também como escrever este parte inicial do seu curriculum vitae para chamar a atenção do recrutador.

Acompanhe exemplos sobre o que colocar no perfil do currículo conforme o seu nível de experiência. Saiba que esta secção é essencial, pois, em geral, é a primeira que os recrutadores leem para avaliar se o currículo é relevante para a vaga. Com um perfil bem escrito, o recrutador irá considerá-lo e ler o restante do seu curriculum vitae.

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

Modelo de currículo com perfil pessoalNÃO
Modelo de currículo com perfil pessoalSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

O perfil do currículo é apenas a primeira secção do seu documento. Veja guias completos sobre como ter um currículo profissional:

O que escrever no perfil do currículo

O perfil do currículo português é um texto no início do curriculum vitae no qual você deve resumir as suas principais qualidades, assim como as suas qualificações mais importantes. Este texto deve ter apenas três ou quatro frases para CV.

Para escrever o perfil do currículo, siga estes passos:

  • Escreva o seu título profissional + anos de experiência;
  • Mencione a sua experiência profissional ou académica mais relevante;
  • Descreva a sua principal conquista profissional ou académica;
  • Diga como pretende ajudar a empresa a crescer.

Veja agora como isso fica na prática usando um exemplo de currículo europeu:

Exemplo: o que escrever no perfil do currículo

Jornalista dedicado com cinco anos de experiência. Trabalho no Jornal do Porto, onde apuro e publico notícias no sítio online do jornal. Usei técnicas de SEO para aumentar em 25% o número de leitores de 2023 em relação ao ano anterior. Busco usar estas mesmas técnicas para aumentar o tráfego do seu jornal em ao menos 20%.

Dica valiosa: coloque um link para o seu LinkedIn nos dados pessoais do seu currículo. 35% dos recrutadores são menos propensos a entrevistar quem não tem presença online, de acordo com uma pesquisa da CareerBuilder.

É importante ter em mente que a sua abordagem deve mudar de acordo com o seu nível de experiência profissional. Se você tiver anos de carreira, alinhe a sua experiência com os requisitos da vaga. Já um profissional que está a ingressar no mercado de trabalho pode focar nas suas competências e qualificações académicas. Veja mais sobre isso abaixo.

Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

O que escrever no perfil do currículo com pouca experiência

Talvez você seja um dos mais de 300.000 jovens no ensino superior português. Se ainda é um estudante ou alguém recém-graduado, você não tem muito o que falar sobre a sua experiência profissional. No perfil do currículo, enfatize a sua formação académica.

Como fazer o perfil de um currículo sem experiência:

  • Escreva o seu título profissional (pretendido) e um adjetivo que o destaca;
  • Informe onde estudou e qual curso concluiu;
  • Descreva a sua principal conquista académica;
  • Mencione como você poderá ajudar a empresa a crescer.

Confira um exemplo de perfil para currículo de primeiro emprego.

Exemplo: o que escrever no perfil do currículo com pouca experiência

Nutricionista carismática graduada em nutrição na Universidade do Porto. Graduei-me como oradora da turma, pois conquistei a maior média académica. Busco usar as minhas habilidades de comunicação para dar um atendimento diferenciado para os clientes da sua clínica.

Evidentemente, você pode notar que a fórmula acima serve como uma partida, não como um destino. Altere a fórmula da maneira que quiser. Apenas se lembre de sempre destacar as suas principais qualidades e qualificações que sejam relevantes para o cargo desejado.

Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler este artigo. Você ainda tem alguma dúvida sobre o que escrever no perfil do currículo? Tem alguma experiência para compartilhar connosco? Escreva um comentário abaixo e vamos conversar.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma escritora de conselhos de carreira e especialista em currículos da LiveCareer. Nos seus artigos, ela se compromete a oferecer orientações para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

O que escrever perfil

Média:

Obrigado por votar!
5.00  (2 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: