Crie seu currículo profissional


Como visto em:
Para conseguir o primeiro emprego, você precisa de um bom currículo. E para fazer um bom currículo, você precisa de experiência profissional. Esse é um paradoxo bem conhecido. Mas, será que não tem uma saída para essa situação?
Veja como fazer um currículo sem experiência que destaca as suas qualificações e mostra o seu perfil profissional perfeito para a vaga de emprego. Confira um modelo de currículo sem experiência, mas com tudo o que é necessário para chamar a atenção do recrutador.
Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.
Crie seu currículo profissional
O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.
Procura guias completos para ajudá-lo a preparar o currículo sem experiência? Veja como melhorar todas as partes do seu CV e modelos profissionais para usar:
Manuela Silva Rodrigues
Professora
+351 21 219 523 4238
manuela.rodrigues@email.pt
linkedin.com/in/manuela-silva-rodrigues
Professora do Ensino Básico dinâmica e responsável, com especialização em uso de tecnologias digitais na sala de aula. Concluo este ano o meu mestrado com foco em ensino e aprendizagem facilitados por softwares educacionais. A minha dissertação de mestrado foi publicada na conceituada Revista Portuguesa de Educação. Busco a oportunidade de contribuir para a Escola Vasco da Gama com metodologias de ensino digitais.
Formação académica
Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Conclusão prevista: 2023
Licenciatura em Educação e Formação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
2022
Competências profissionais
Idiomas
Interesses e hobbies
Informações adicionais
Com base nesse modelo de currículo sem experiência, veja a seguir como fazer um currículo para quem nunca trabalhou.
Veja o passo a passo sobre como montar um currículo sem experiência:
O currículo para quem nunca trabalhou deve focar em experiências académicas e competências relacionadas com a área e a vaga desejada. Além disso, você pode fazer um bom currículo seguindo os conselhos da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa: ser verdadeiro, conciso e prático no conteúdo, evitar parágrafos longos e erros gramaticais.
Acompanhe a seguir o que colocar no currículo sem experiência com detalhes para cada secção do seu CV.
A primeira secção do seu currículo sem experiência – após o cabeçalho com o seu nome e informações de contacto – é o objetivo do currículo. Esta descrição “sobre mim” no currículo deve ser bem escrita, pois serve como um resumo do seu currículo para o recrutador.
No objetivo do currículo sem experiência, foque nas suas habilidades relevantes para a vaga pretendida e mostre como as adquiriu na formação. Ressalte a sua principal conquista académica e finalize dizendo como você pretende ajudar o empregador.
Confira o objetivo no exemplo de currículo sem experiência:
Professora do Ensino Básico dinâmica e responsável, com especialização em uso de tecnologias digitais na sala de aula. Concluo este ano o meu mestrado com foco em ensino e aprendizagem facilitados por softwares educacionais. A minha dissertação de mestrado foi publicada na conceituada Revista Portuguesa de Educação. Busco a oportunidade de contribuir para a Escola Vasco da Gama com metodologias de ensino digitais.
A sua trajetória profissional começa com os estudos. Então, no currículo sem experiência profissional, escreva um objetivo para CV de primeiro emprego que mostra as suas realizações académicas e o seu interesse pelo cargo.
Continue a ler para descobrir: precisa preencher a secção de experiência no currículo para quem nunca trabalhou?
Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.
Você não precisa ter uma secção de “Experiência profissional” no seu primeiro currículo. Comece pela secção de educação, mostrando as suas qualificações para a vaga. Acrescente também uma parte para as suas competências mais relevantes.
Mas, antes de pular a secção de experiência profissional no currículo de primeiro emprego, considere se você realmente não tem nenhuma experiência que seja válida aqui. Isso inclui: estágios, trabalhos voluntários, trabalhos de freelancer ou autónomos e até mesmo projetos pessoais.
A dica é colocar uma secção de experiência apenas se for importante para a vaga concorrida. Evite informações desnecessárias que poderiam enfraquecer o seu CV.
Quando você nunca trabalhou, siga os modelos de currículo sem experiência: foque na sua formação académica.
O currículo para pessoas sem experiência é um resumo das suas qualificações, competências e conhecimentos adquiridos em estudos e outras vivências. A educação é a parte principal do documento, portanto deve estar bem caprichada.
Como colocar a formação académica no currículo sem experiência profissional:
Uma secção de educação forte no currículo pronto sem experiência é sucinta ao citar as suas realizações nos estudos. Não liste todas as disciplinas cursadas ou dados de pouca importância para o cargo que você busca. Todas as informações devem mostrar que você é o candidato ideal para a vaga.
Confira um exemplo de formação no currículo de professor sem experiência:
Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Conclusão prevista: 2023
Licenciatura em Educação e Formação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
2022
No exemplo, o candidato possui nível superior e, por isso, não é necessário informar o Ensino Secundário no curriculum vitae português. Você pode colocar o seu Ensino Secundário ou Técnico se for o grau mais alto ou quando for específico para a vaga de emprego buscada.
Durante os estudos e em outras vivências, você adquiriu diversas competências. Veja como colocá-las no currículo sem experiência profissional.
Na busca pelo primeiro emprego, uma estratégia é usar as suas habilidades para se destacar no currículo, como orienta a Organização GCF Global. Ao procurar um emprego sem experiência, é importante alinhar as suas competências com os requisitos da vaga.
Liste tanto as suas soft skills– habilidades interpessoais – quanto as hard skills– competências técnicas aprendidas. Indiferente da sua profissão, é importante balancear os dois tipos de qualidades no currículo: empresas precisam de profissionais com a gama certa de aptidões mentais, habilidades comportamentais e conhecimentos técnicos.
Priorize no currículo simples sem experiência as competências que você adquiriu nos estudos e que são requeridas pela vaga desejada. Leia com atenção a descrição da vaga e identifique quais competências você possui para ressaltar. Basta colocar de 5 a 10 habilidades no CV.
Para se inspirar, veja diversas competências procuradas em modelos de currículo sem experiência:
Case as suas principais competências com os requisitos da vaga concorrida, e esta secção será o alicerce do seu curriculum vitae. Note que o domínio de idiomas no modelo de currículo sem experiência deste artigo veio à parte. Veja o que mais você pode colocar em secções extras do CV.
Como se destacar no currículo de quem nunca trabalhou? Use secções extras para expor competências, qualificações e realizações relevantes para a vaga de emprego. Isso envolve desde um idioma estrangeiro que você domina até um trabalho voluntário que exerceu.
O que colocar no currículo sem experiência além das secções tradicionais?
Todas essas informações podem entrar no seu currículo, mas lembre-se de colocar apenas o que for interessante para a vaga concorrida. Veja abaixo como diferentes secções aparecem no exemplo de currículo sem experiência:
Idiomas
Interesses e hobbies
Informações adicionais
Note que todas as informações adicionais mostram o engajamento do candidato com a área de ensino de crianças. Faça um currículo que, mesmo sem experiência profissional, revela o seu perfil na área de atuação do seu interesse.
Veja mais detalhes e exemplos em: Informações adicionais para colocar no currículo.
Com o currículo preenchido, veja também como fazer uma carta de apresentação para acompanhá-lo.
Escreva uma carta de apresentação para ter a oportunidade de expor a sua trajetória e motivações de uma maneira mais pessoal. Você pode explicar o seu interesse na vaga, demonstrar conhecer a empresa e se encaixar nos valores do empregador.
Estrutura para uma carta de apresentação pronta:
Você também pode usar um modelo de carta de apresentação bem formatado, confira: Cartas de apresentação originais.
Antes de enviar a sua carta e o currículo de primeiro emprego sem experiência, veja o que mais é importante ter em mente. Todos os detalhes contam na busca pela primeira experiência profissional.
Qual é a competência valorizada em qualquer CV, desde um currículo de estudante até um currículo de programador? A organização, uma habilidade que facilita a vida de quem analisa o seu documento. Mais que isso, valoriza o seu currículo aos olhos do recrutador.
Veja como fazer um currículo sem experiência bem organizado:
Personalize o seu curriculum vitae para cada vaga concorrida, e logo você precisará atualizar o currículo para fazer um documento com experiência!
Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.
Obrigada por ler até o fim este artigo sobre como fazer um currículo sem experiência. Ficou alguma dúvida? Ou gostaria de compartilhar alguma dica? Escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.
Escrito por
Beatriz é uma escritora de conselhos de carreira e especialista em currículos da LiveCareer. Nos seus artigos, ela se compromete a oferecer orientações para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.
Avalie meu artigo:
Sem experiencia
Média:
Como visto em: