Crie seu currículo profissional


Mencionado em:
Por escrever textos publicitários, você já está começando a fazer seu currículo de copywriter com o pé direito. Afinal, é exatamente isso que o curriculum vitae é: um texto publicitário.
Nele, você convencerá os recrutadores de que você é o candidato ou candidata perfeita para a vaga de copywriter.
Isso pode não ser tão fácil, mesmo com seu background em copywriting. Por isso, nesse artigo você verá diversas dicas de como fazer seu CV de copywriter!
Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.
Crie seu currículo profissional
O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.
Procura exemplos de currículo para outras áreas? Veja os modelos de CV a seguir:
Elisa Maria Gonçalvez
Copywriter
+351 21 210 682 2398
elisa.maria.golcalvez@e-mail.com
linkedin.com/in/elisa-maria-goncalvez
Resumo
Copywriter com formação em administração focada em marketing, e com curso complementar de textos publicitários. Em mais de 3 anos trabalhando com textos, redigi campanhas que alcançaram mais de 100 mil pessoas e mais de 100 artigos, muitos dos quais ocupam o primeiro lugar no Google para palavras-chave valiosas. Gostaria de alcançar conquistas similares criando textos publicitários para a Automathon Lifestyle.
Experiência
Copywriter
DicasHack Blog
03/2020 — presente
Estágio
Consultoria HRM
01/2019 — 12/2019
Educação
Administração de empresas — Foco em Marketing
Universidade Federal de São Caetano do Sul
Conclusão: 2020
Curso Extra de Marketing e Textos Publicitários
Universidade Federal de São Caetano do Sul (Online)
Conclusão: 2021
Habilidades:
Informações adicionais
Abaixo veremos um passo a passo de como fazer um CV para copywriter como o visto acima.
Um perfil profissional do currículo é um parágrafo de 3 ou 4 frases que fica no topo do curriculum vitae. O objetivo é chamar a atenção dos leitores logo de cara, como qualquer texto publicitário.
O que não pode faltar no seu perfil profissional é:
No seu objetivo profissional do currículo, inclua sua experiência como copywriter, assim como habilidades e qualidades que sejam relevantes para a vaga.
A melhor forma de colocar os melhores pontos é deixar para fazer o perfil profissional no final, após terminar seu currículo de copywriter, pois assim você terá claro quais são seus pontos fortes em cada seção.
Na seção de experiência profissional do CV de copywriter, comece listando seu cargo mais recente, e continue a partir dele.
Em cada função, inclua:
Priorize conquistas em vez de responsabilidades. Ao descrevê-las:
Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.
E quanto à seção de educação? Ela também pode ser muito importante. Vamos ver abaixo como estruturá-la:
A seção de educação não é tão importante em um currículo de um copywriter do que a experiência de trabalho, porém, se você nunca trabalhou ou está começando agora, a formação acadêmica pode ser uma vantagem em relação aos seus concorrentes.
Se você foi para a universidade, inclua o nome da instituição de ensino e o título da graduação. Adicione também o ano de conclusão. Caso ainda não tenha se formado, inclua uma data prevista para a formatura.
Caso não tenha prestado faculdade, inclua a sua graduação mais recente, por exemplo, colegial.
Se você ainda não tem muita experiência laboral, altere a ordem do seu currículo e coloque a seção de educação do currículo antes da seção de experiência de trabalho. O importante é deixar no topo o que você quer que os recrutadores leiam primeiro.
No caso de pouca experiência, você pode adicionar conquistas acadêmicas à sua graduação, assim como descrito no capítulo acima, em experiência profissional.
Na seção de habilidades do currículo, inclua uma mistura de qualidades pessoais e habilidades técnicas, mas todas devem ser relevantes para o cargo de copywriter.
Para saber quais competências os recrutadores estão buscando, leia bem o anúncio do emprego, ou anúncios similares.
Não coloque mais do que 10 habilidades.
Dica valiosa: você pode buscar estudos, como este da Universidade de Wisconsin, que demonstram as habilidades mais importantes para um copywriter.
Você está quase acabando de fazer um currículo para copywriter, falta apenas a próxima seção!
Algumas informações acabam não entrando nas seções que vimos anteriormente. Para reportá-las aos recrutadores, você pode criar seções específicas no final do seu curriculum vitae de copywriter, ou uma seção apenas chamada “informações adicionais”.
Alguns exemplos de itens que podem ser incluídos em seções adicionais:
Quer aumentar suas chances de ser contratado? Veja como no próximo capítulo.
A maneira mais eficaz de provar para um recrutador que você tem o que precisa para ter êxito em um cargo é mostrar o que você já fez bem em trabalhos similares.
Na maioria dos casos, isso é feito através das conquistas profissionais do currículo, mas o copywriter tem uma vantagem: você pode mostrar diretamente o seu trabalho para os recrutadores.
Para isso, inclua uma seção no CV de copywriter chamada “portfólio”, na qual você inclui links para seus trabalhos anteriores mais relevantes para a vaga.
Dica valiosa: sempre que incluir links no currículo, caso sejam longos, teste-os no produto final, depois que converter seu currículo em PDF.
Uma alternativa seria colocar, no cabeçalho do currículo, links para sites no qual você exibe seu trabalho ou que contenham links para seus textos, como o LinkedIn, um blog ou um site pessoal. Mas dessa maneira você chamará menos a atenção do recrutador do que com uma seção no CV.
Precisa de um norte? Esse estudo da Universidade Politécnica do Estado de Nova Iorque é muito detalhado e fala de todos os passos da criação de um portfólio para qualquer área.
Você deve escrever uma carta de apresentação ou não?
Se a descrição da vaga especificar, de um jeito ou de outro, siga as instruções. Se não especificar, escrever uma carta só vai aumentar suas chances de ser contratado.
Ao escrever uma carta de apresentação para copywriter, inclua apenas fatos relevantes a essa posição. Também considere a empresa, e se possível se direcione ao recrutador por nome.
Para escrever a carta de apresentação de copywriter:
"Adoraria uma oportunidade de uma entrevista presencial, na qual poderia descrever como aumentei a conversão do meu blog em 20% com técnicas de copywriting. "
Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.
Quanto à formatação do seu currículo de copywriter, siga as regras abaixo:
É isso! Você já sabe tudo o que precisa para fazer um CV de copywriter!
Obrigada pela leitura! Tem dicas e truques para procurar emprego ou fazer um currículo que gostaria de compartilhar? Tem alguma dúvida sobre o artigo? É só deixar seu comentário abaixo que responderemos!
Escrito por
Beatriz é uma escritora de conselhos de carreira e especialista em currículos da LiveCareer. Nos seus artigos, ela se compromete a oferecer orientações para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.
Avalie meu artigo:
Copywriter
Média:
Mencionado em: