Este site utiliza cookies para garantizar uma navegação ideal. Para obter mais informações, consulte nossa página de política de privacidade.

OK!
  1. Estudantes à Procura do Primeiro Emprego

Estudantes à Procura do Primeiro Emprego

Atualizado em:

 

Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.

 

FAÇA O SEU CURRÍCULO AGORA

 

Crie seu currículo profissional

editor de currículoNÃO
editor de currículoSIM

 

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.

 

A procura de emprego ativa é um passo muito importante na vida dos jovens. Esta é uma tarefa árdua e exigente que requer muito empenho, dedicação e uma postura adequada. O ideal será conseguir uma licenciatura ou formação profissional antes de iniciar a procura de emprego. Contudo, atualmente ser licenciado ou formado não é suficiente para se conseguir um posto de trabalho com as condições ideais e remuneração correspondente às funções desempenhadas. Faça uma breve análise a alguns pontos-chave na procura ativa de emprego:

 

Mantenha o seu CV (curriculum vitae) atualizado

 

É crucial manter o seu CV atualizado e o mais detalhado possível. Portanto, comece por redigir um resumo sobre si e enriquecê-lo com as suas aptidões e competências: a informação pessoal, os seus objetivos, as suas qualificações, a sua formação académica, as suas experiências profissionais, as atividades realizadas, as línguas, os cursos e a informação adicional. Posto isto, será mais simples preencher um curriculum com a informação devidamente esquematizada. Deve possuir um endereço de correio eletrónico, um número de telefone ou contacto móvel e, se a sua profissão assim o justificar, elabore um projeto para a criação de um Web Site. Desta forma, poderá ter o seu curriculum, assim como todas as informações que desejar tornar públicas a seu respeito e sobre a sua atividade profissional, disponíveis e visíveis numa página sua, na Internet.

 

Prepare um discurso de apresentação

 

Falar sobre nós próprios pode não ser tarefa fácil numa situação de pressão e/ ou tensão. Elabore um pequeno questionário sobre si próprio, sobre a empresa que detém a vaga à qual pretende concorrer e responda a questões como: 1. Quais são as minhas principais virtudes em ambiente laboral? 2. Quais são os meus defeitos em ambiente laboral? 3. Por que quero trabalhar nesta empresa? 4. Em que nível profissional desejo estar daqui a 5 anos? Daqui a 10? 5. Por que desejo enveredar por esta profissão? 6. Por que ainda não consegui emprego? 7. O que posso oferecer em distinção de outros? 8. Quais são as três coisas que eu deveria melhorar em ambiente de trabalho? 9. Estarei disposto a melhorar? 10. Estou disponível para viajar? Por longos ou curtos períodos de tempo? 11. Pense no que realmente o realizaria, em termos profissionais, e como alcançaria essa realização. 12. Pense no maior erro que cometeu em ambiente profissional ou em grupo. 13. Qual era o seu emprego de sonho? 14. Quais são as experiências que procura realizar nos primeiros 30/ 60 dias de trabalho? 15. Prepare um discurso de apresentação para o seu curriculum, sobre si e a sobre a sua formação educacional. 16. Descreva-se. 17. Por que deve ser contratado? 18. Tem disponibilidade para trabalhar feriados e fins-de-semana? 19. Como lidaria com alguém agitado, insatisfeito e nervoso? 20. Elabore um plano de exigências salariais e argumente-as. 21. Como lida com a pressão? 22. O que o motiva? 23. Qual foi a sua pior decisão ou atitude? 24. Como se chama o Chefe/ Dono/ Responsável da organização à qual pretende pertencer? 25. Descreva a empresa onde pretende trabalhar. 26. Reflita sobre mais alguma pergunta cuja resposta possa indicar que é uma pessoa merecedora de destaque entre os outros milhares de candidatos na mesma posição. O mais importante é apresentar-se consciente e preparado para responder a questões sobre si, de forma clara, sucinta e verdadeira. No entanto, deve informar-se e fazer uma breve pesquisa sobre as organizações às quais se apresenta em posição de entrevistado. Visto que, uma das maiores lacunas dos possíveis candidatos a colaboradores é não conhecer as empresas às quais se candidatam, nem os objetivos da organização, mantenha-se informado.

 

Avalie meu artigo: estudantes procura primeiro emprego
Média: 5 (1 votos)
Obrigado por votar!

Escrito por

Nosso time é especialista em carreira e criação de currículos

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Compartilhar