Crie seu currículo profissional


Como visto em:
Com certeza já lhe disseram que você precisa cuidar de si mesmo também, e não apenas dos outros. Para fazer um currículo de cuidador de idoso, mostre que você sabe como prestar cuidados aos idosos ao mesmo tempo em que cuida da sua carreira.
Este guia mostra como fazer um currículo para cuidador de idosos que garante a vaga desejada. Acompanhe um modelo de currículo de cuidadora para se inspirar e siga as dicas para fazer um CV completo que chame a atenção do recrutador.
Fazer um currículo profissional online é fácil. Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as secções com frases e segmentos pré-escritos.
Crie seu currículo profissional
O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para transferir em Word ou PDF.
Procura outro exemplo de currículo? Veja esses modelos:
Carla Azevedo Barros
Cuidadora de idosos
+351 21 227 413 4894
carla.barros@email.pt
linkedin.com/in/carla-azevedo-barros
Cuidadora de idosos paciente com mais de 3 anos de experiência em lares particulares e estruturas residenciais para pessoas idosas. Sou certificada em alimentação e nutrição no idoso e tenho experiência criando atividades lúdicas e informativas. Obtive uma taxa de satisfação de 96% no meu emprego atual. Gostaria de promover a qualidade de vida dos idosos do Centro Sénior com a minha assistência física e emocional.
Experiência profissional
Cuidadora de idosos
ERPI, Porto
Julho de 2021 - Atual
Cuidadora de idoso autónoma
Família Andrade, Porto
Abril de 2020 - Junho de 2021
Educação
Ensino Secundário (12.º ano), ramo de Línguas e Humanidades
Escola Secundária São João, Porto
2019
Competências profissionais
Trabalho voluntário
Cuidadora de idosos voluntária
Associação Cuidadores, Lisboa
Outubro de 2019 – Março de 2020
Informações adicionais
Com esse exemplo em mente, veja como fazer um currículo para cuidador de idosos que será notado pelo recrutador.
Você sabe como iniciar o contacto com o idoso, mostrando empatia e paciência. Essa primeira impressão é importante para a futura relação, e o mesmo acontece com o seu currículo de cuidador. Prepare uma descrição “sobre mim” para currículo que virá no topo do seu documento e servirá como um convite para o recrutador continuar a analisar o CV.
Informe no seu objetivo para currículo de cuidador de idosos:
Exponha esses seus pontos fortes em apenas 3 ou 4 frases para currículo de cuidador de idosos. Caso você não tenha experiência de trabalho na área, foque nas suas motivações e quaisquer cursos profissionalizantes relevantes.
Continue a ler para ver como colocar a sua experiência profissional no currículo para trabalhar como cuidador de idoso.
Um bom sumário no início do currículo chama a atenção dos recrutadores. Não é necessário criar algo do zero: escolha e modifique uma das descrições escritas pelos nossos profissionais com o gerador de currículos.
Enumerar a sua experiência profissional deve ser a primeira secção do seu CV de cuidadora, logo após o objetivo. Os recrutadores olham primeiro para as suas qualificações adquiridas em experiências.
Como preencher o currículo de cuidador de idoso na secção de experiência laboral:
Note que é importante mostrar como você realizou as suas funções, quais foram as suas contribuições únicas no cargo. É isso que fortalece o seu currículo para trabalhar como cuidador de idoso. Um estudo publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva sobre os desafios e possibilidades do cuidador de idosos aponta o acolhimento e as práticas integrativas complementares como ações valiosas no cuidado do idoso. Pense em como você desenvolveu essas ações.
E se você ainda não possui experiência profissional? Nesse caso, comece pela secção de educação, lembrando de sempre atualizar o currículo conforme progredir na carreira.
Para atuar como cuidador de idoso, o nível educacional requerido é, em geral, o ensino secundário, como informado no modelo de currículo de cuidador de idosos deste artigo. Se você possui licenciatura ou fez um curso profissionalizante, coloque primeiro o seu grau mais alto na secção de educação.
Faça uma secção completa sobre a sua formação no curriculum vitae português, incluindo o grau obtido (por exemplo, 12.º anoou Licenciatura), a área de estudo (ramo de Línguas e Humanidades ou Gerontologia), o nome da escola ou instituição e o ano de conclusão.
Caso você não tenha experiência de trabalho, aprimore esta secção de educação do currículo para cuidador de idoso informando as suas conquistas académicas. Isso pode incluir: notas finais (se forem altas), projetos de estudos, participação em palestras e eventos, ações de ensino e quaisquer atividades de destaque realizadas.
Na secção de competências do seu currículo simples, enumere tanto soft skills, ou competências interpessoais, quanto hard skills, ou competências técnicas. Ambos os tipos de habilidades são importantes para um currículo de cuidador de idosos, e devem estar equilibradas.
Selecione 5 ou 6 habilidades para currículo de cuidador de idosos que demonstram as suas principais qualificações para a vaga de emprego. Analise a descrição da vaga para saber o que é requisitado, e coloque as suas competências mais relevantes.
Qual estratégia você pode usar para se destacar com o currículo de cuidador de idoso? Criar uma secção extra para as suas informações relevantes para a vaga e que não se encaixam nas secções tradicionais apresentadas.
O que colocar em informações adicionais no currículo de cuidador de idoso:
A profissão do cuidador de idoso tem uma peculiaridade: o reconhecimento do cuidador informal, que trabalha na própria família. Em meio ao debate sobre as medidas de apoio ao cuidador informal neste estudo de Portugal, saiba que você pode colocar a sua experiência informal no currículo.
Na própria secção de experiência ou numa secção à parte, faça uma entrada com o título profissional de “Cuidador voluntário”, o nome da sua família, a cidade e as datas de início e fim dos cuidados. Liste também as suas funções exercidas, destacando as conquistas em frases para currículo de cuidador de idosos.
Para fortalecer o seu currículo, anexe também uma carta de apresentação à sua candidatura. Você pode usar um modelo de carta de apresentação que passe uma ideia de unidade com o seu currículo de cuidador.
O papel da carta de apresentação é explicar as suas motivações e paixões pelo cargo, pois esta é uma oportunidade de se apresentar de forma mais pessoal. Exponha as suas principais competências profissionais e a sua conquista na carreira. Finalize dizendo como você pode agregar valor ao cuidado dos idosos, isto é, colocando o foco no seu empregador em vez dos seus objetivos profissionais.
Mostre a sua qualidade de organização ao enviar um currículo de cuidadora de idosos bem estruturado. Siga essas dicas de formatação no currículo pronto:
Agora você já sabe tudo o que precisa para cuidar do seu currículo. Com um currículo bem-feito, você está a um passo do trabalho que procura como cuidador.
Não tem de ser um especialista para criar um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, encontrará frases prontas para seu curriculum vitae, feitas para cada profissão e situação. Adicione-as com um só clique e modifique-as como preferir.
Obrigada por ler. Gostaria de compartilhar alguma dica? Ou procura mais detalhes sobre alguma parte do seu currículo? Se tiver qualquer dúvida sobre como fazer um currículo para cuidador de idosos, escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.
Escrito por
Beatriz é uma escritora de conselhos de carreira e especialista em currículos da LiveCareer. Nos seus artigos, ela se compromete a oferecer orientações para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.
Avalie meu artigo:
Cuidador de idoso
Média:
Como visto em: